Interpretação de TextosENEM 2012 - José de Alencar - Interpretação

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
axmaisb
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Qua 07 Out, 2020 15:39
Última visita: 12-08-21
Jun 2021 29 10:19

ENEM 2012 - José de Alencar - Interpretação

Mensagem não lida por axmaisb »

“Ele era o inimigo do rei”, nas palavras de seu biógrafo, Lira Neto. Ou, ainda, “um romancista que colecionava desafetos, azucrinava D. Pedro II e acabou inventando o Brasil”. Assim era José de Alencar (1829-1877), o conhecido autor de O guarani e Iracema, tido como o pai do romance no Brasil. Além de criar clássicos da literatura brasileira com temas nativistas, indianistas e históricos, ele foi também folhetinista, diretor de jornal, autor de peças de teatro, advogado, deputado federal e até ministro da Justiça. Para ajudar na descoberta das múltiplas facetas desse personagem do século XIX, parte de seu acervo inédito será digitalizada.

História Viva, n. 99, 2011.

Com base no texto, que trata do papel do escritor José de Alencar e da futura digitalização de sua obra, depreende-se que

A a digitalização dos textos é importante para que os leitores possam compreender seus romances.
B o conhecido autor de O guarani e Iracema foi importante porque deixou uma vasta obra literária com temática atemporal.
C a divulgação das obras de José de Alencar, por meio da digitalização, demonstra sua importância para a história do Brasil Imperial.
D a digitalização dos textos de José de Alencar terá importante papel na preservação da memória linguística e da identidade nacional.
E o grande romancista José de Alencar é importante porque se destacou por sua temática indianista.
Resposta

Gabarito D
Olá, tudo joia? Eu não consigo entender por que o gabarito é esse sendo que a alternativa fala de preservação de memória linguística e o texto nem cita isso. O texto não fala sobre a linguagem que ele usava, sobre esse português do século passado e etc, não há menção à língua, então seria algo que teríamos que extrapolar do texto pra poder marcar, o que nunca é recomendado em questões desse tipo. Ademais, temos a C sem erro nenhum, porque o fato de querer trazer as obras dele pra atualidade, com a digitalização e tal, mostra que ele teve importância (se fosse algum outro escritor qualquer, talvez ninguém iria querer digitalizar as obras né), além de a importância dele pra história do Brasil Imperial ser ostensivamente mencionada no texto. Realmente, não consegui entender esse gabarito. Vocês poderiam me ajudar, por gentileza? Obrigado!




Avatar do usuário
Literária
Pleno
Mensagens: 62
Registrado em: Sex 19 Fev, 2021 18:14
Última visita: 26-02-24
Ago 2023 16 10:09

Re: ENEM 2012 - José de Alencar - Interpretação

Mensagem não lida por Literária »

A letra C está errada por conta de que ela restringe muito a importância do José de Alencar, sim ele foi importante para o Brasil Império, mas não só para essa época, pois ele é importante até os dias atuais tanto é que está sendo digitalizado. Se não tivesse relevância para nossa época não precisaria digitalizar e divulgar, bastando ficar para os historiadores. Sendo assim, a digitalização mostra a importância das suas obras para a Atualidade.

A letra D está correta, pois o Alencar foi o grande construtor da nossa identidade nacional(que carregamos até hoje) em um país de dimensões continentais que possuía grande tendência de se fragmentar. Logo preservar suas obras é preservar nossa identidade nacional( na cultura e na linguagem).

Última edição: Literária (Qua 16 Ago, 2023 10:11). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Interpretação de Textos”