Interpretação de TextosFmj interpretação Tópico resolvido

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Lars
Guru
Mensagens: 387
Registrado em: Seg 19 Nov, 2018 16:02
Última visita: 03-01-22
Mar 2021 27 09:07

Fmj interpretação

Mensagem não lida por Lars »

Conquistas e estigmas da medicina da medicina

Em comparação aos séculos anteriores, o balanço do século 19 mostrava que nunca a ciência avançara tanto em termos tecnológicos, ficando esse período conhecido como a época “das máquinas”. Porém, alguns setores da medicina estavam aquém desses avanços. O século 20 iria mudar esse cenário com grandes descobertas médicas nem sempre marcadas por histórias imaculadas ou sem vítimas.

A primeira grande descoberta – a de que a transmissão da febre amarela é feita por meio de mosquitos – ocorreu já no primeiro ano do século 20. Essa informação foi fundamental e pôs fim a epidemias urbanas. O caminho para isso começou com a invasão de Cuba por tropas dos Estados Unidos, em 1898, dando início a uma guerra entre as duas nações. Como a capital cubana, Havana, vivia uma epidemia de febre amarela – e, pior, exportava-a para as cidades sulistas dos EUA – as autoridades norte-americanas criaram uma comissão científica para descobrir as causas da enfermidade.

Para isso, o médico militar norte-americano Walter Reed liderou experimentos desumanos e proibitivos aos olhos da ciência atual. Ele enclausurou voluntários em dormitórios de madeira, construídos para a pesquisa, onde essas pessoas dormiam todos os dias em cima de vestuários utilizados por indivíduos adoecidos pela febre amarela. Vestiam pijamas ensanguentados ou vomitados pelos doentes e repousavam em lençóis, travesseiros, fronhas e cobertores com líquidos e secreções dos doentes. Concluiu-se que a febre amarela não era transmitida pelo contato.

Concomitantemente, os pesquisadores expuseram, de propósito, a pele de outros voluntários aos mosquitos vetores e se confirmou que as picadas desses insetos precipitavam a doença. A descoberta de Reed foi divulgada no III Congresso Médico Pan-Americano, de 1901, realizado em Havana. Seria a primeira de muitas do novo século, baseadas no uso de cobaias humanas. A primeira metade dos anos 1900 foirecheada de experimentos humanos que seriam proibitivos atualmente. Muitos, aceitáveis à época, foram divulgados, enquanto outros eram guardados em segredo pela consciência da imoralidade de seus atos.
(Stefan Cunha Ujari. Ser médico, abril a junho de 2015. Adaptado.)
Assinale a alternativa em que a frase reescrita a partir do texto está correta quanto à concordância verbal e nominal.
a)
Durante a guerra, o confronto entre norte-americanos e cubanos causaram uma epidemia em cidades dos Estados Unidos.
b)
Em ambientes especialmente preparados para serem usados como dormitórios, havia peças de vestuários utilizadas pelos doentes.
c)
Os pesquisadores intencionalmente expuseram a pele dos voluntários às picadas dos mosquitos transmissor.
d)
No início do século 20 se realizou, em oposição ao que se aceitaria atualmente, pesquisas médicas envolvendo cobaias humanas.
e)
Relacionada aos progressos da medicina existem histórias de experimentos que levaram à cura de diversas enfermidades.
N peguei o erro da c
Resposta

B




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Mar 2021 27 22:48

Re: Fmj interpretação

Mensagem não lida por Brunoranery »

Essa questão não é apenas de interpretação textual, mas também de concordância verbal/nominal. Assim, o erro da C é que "transmissor" não concorda com o sujeito "mosquitos" que está no plural. O certo seria "transmissores". Apenas isso...



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Interpretação de Textos”