Interpretação de Textos(ENEM 2016) - Objetivo do Autor

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Nov 2020 29 10:06

(ENEM 2016) - Objetivo do Autor

Mensagem não lida por eivitordias »

É viajando pelo mundo que os dois profissionais do Living Tongues Institute for Endangered Languages reúnem subsídios para formar os chamados “dicionários falantes” de idiomas em fase de extinção, com poucos falantes no planeta. “A maioria das línguas do mundo e oral, o que significa que não estão escritas ou seus falantes não costumam escrevê-las. E, apesar de os projetos tradicionais dos linguistas serem os de escrever gramaticas e dicionários, gostamos de pensar em línguas vivas, e saber que as pessoas as estão falando. Então, se você vai a um dicionário, deve ser capaz de ouvi-lo. Foi com isso em mente que criamos os dicionários para oito de algumas das línguas mais ameaçadas do mundo”, disse o linguista K. David Harrison. Para os ativistas de cada comunidade com idioma ameaçado, esse dicionário e uma ferramenta que pode ser usada para disseminar o conhecimento da língua entre os mais jovens. Para todas as outras pessoas interessadas, e a oportunidade de encontrar sons e formas de discursos humanos desconhecidos para grande parte da população do globo. E a diversidade linguística escondida e que agora pode ser revelada.

Disponível em: http:/lrevistalingua.uol.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).

Considerando o projeto dos “dicionários falantes”, compreende-se que o trabalho dos linguistas apresentado no texto objetiva

a) destacar a importância desse tipo de iniciativa para a reconstituição de línguas extintas.
b) ratificar a tradição oral como instrumento de preservação das línguas no mundo.
c) demonstrar a existência de registros linguísticos sob risco de desaparecer.
d) preservar a memória cultural de um povo por meio de registros escritos.
e) estimular projetos voltados para a escrita de gramaticas e dicionários.
Resposta

B
Alguém saberia me explicar qual é o raciocínio para chegar na resposta correta?



"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Função objetivo
    por Aluno258 » » em Ensino Superior
    0 Respostas
    420 Exibições
    Última msg por Aluno258
  • Nova mensagem (ENEM - 2016) Análise Combinatória
    por Chaka » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    537 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem (ENEM 2016 - 3ª aplicação) Botânica
    por brubs21 » » em Reino Vegetal
    1 Respostas
    1041 Exibições
    Última msg por jedibli
  • Nova mensagem ENEM 2016 - Área e proporção
    por Keith » » em Pré-Vestibular
    5 Respostas
    357 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem (EFOMM - 2016) Calorimetria
    por JohnnyEN » » em IME/ITA
    2 Respostas
    5972 Exibições
    Última msg por JohnnyEN

Voltar para “Interpretação de Textos”