Interpretação de TextosENEM 2016 PPL - Interpretação de texto

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axmaisb
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ENEM 2016 PPL - Interpretação de texto

Mensagem não lida por axmaisb »

"A mulher entra no quarto do filho decidida a ter uma conversa séria. De novo, as respostas dele à interpretação do texto na prova sugerem uma grande dificuldade de ler. Dispersão pode ser uma resposta para parte do problema. A extensão do texto pode ser outra, mas nesta ela não vai tocar porque também é professora e não vai lhe dar desculpas para ir mal na escola. Preguiça de ler parece outra forma de lidar com a extensão do texto. Ele está, de novo, no computador, jogando. Levanta os olhos com aquele ar de quem pode jogar e conversar ao mesmo tempo. A mãe lhe pede que interrompa o jogo e ele pede à mãe "só um instante para salvar". Curiosa, ela olha para a tela e espanta-se com o jogo em japonês. Pergunta-lhe como consegue entender o texto para jogar. Ele lhe fala de algumas tentativas com os ícones. Diz ainda que conhece a base da história e que, assim, mesmo em japonês, tudo faz sentido. Aquela conversa acabou sendo adiada. A mãe-professora, capturada por outros sentidos de leitura, não se sentia pronta naquele momento. Consciente, suspende a ação."

BARRETO, R, G. Formação de professores, tecnologias e linguagens: mapeando velhos e novos (des)encontros. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado)


A reação da mãe-professora frente às habilidades da "geração digital" contemporânea reflete o desafio que se tem enfrentado de

a) aplicar as mesmas formas de ler textos impressos a textos digitais.

b) interpretar as várias informações na leitura de textos em multimídia.

c) lidar com as novas práticas de leitura geradas pelos jogos de computadores.

d) superar as dificuldades de leitura geradas pelos jogos de computadores.

e) trabalhar a dificuldade de leitura usando as tecnologias como ferramentas.
<Resposta>

Alternativa C
Alguém poderia me explicar por qual razão não poderia ser a alternativa E? Quando eu leio o texto o que eu percebo: mãe nervosa porque filho tira notas baixas em interpretação > vamos ter uma conversa pra ver porquê você não consegue interpretar textos > filho interpreta textos magistralmente, só não gosta daqueles textos chatos da escola > mãe pensa "o problema não é a dificuldade de interpretação, é a maneira como passamos esses textos em sala de aula; se usássemos tecnologia, talvez eles se interessassem mais".

O desafio que hoje se enfrenta não é lidar com novas práticas de leitura geradas pelos jogos de computadores. Isso pode até ser algo bom, já que esses inclusive estimulam o indivíduo a ler, mesmo que não seja uma leitura nem próxima à escolar, e de certa forma a desenvolver o raciocínio (veja que o filho está fazendo associações lógicas pra compreender os textos em japonês!!). De onde isso é um desafio? Pra mim o desafio é muito mais como utilizar esse novo cenário tecnológico a favor do aprendizado!

Por que estou errado? hahah muito obrigado!




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Caillou
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Nov 2020 09 12:26

Re: ENEM 2016 PPL - Interpretação de texto

Mensagem não lida por Caillou »

No Enem de Linguagens e até nas outras provas, se você ficar na dúvida entre duas alternativas, sempre marque a mais ampla. Esta é a dica que eu te dou. Neste caso em específico, o menino não entende por completo o texto, ele não está praticando uma interpretação textual. É apenas uma forma mínima de dedução que lhe permite utilizar as funções do jogo. Ele replica esta prática nas provas da escola e por isso não tira notas boas.




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axmaisb
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Jul 2021 03 08:39

Re: ENEM 2016 PPL - Interpretação de texto

Mensagem não lida por axmaisb »

Pior que eu nem tinha ficado em dúvida, pra mim claramente tinha que ser a E kkk se bem que eu ainda acho esquisita essa questão, creio que a resposta certa dependa mais de quem lê e como essa pessoa interpreta o texto, mas de fato a sua interpretação faz sentido dado que o gabarito é C, eu não tinha conseguido ver dessa forma mas agora vejo que é plausível.

Muito obrigado, Caillou!




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