Interpretação de TextosInterpretação de texto Tópico resolvido

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Pedro900
Guru
Mensagens: 427
Registrado em: Seg 10 Fev, 2020 15:22
Última visita: 10-11-21
Mai 2020 13 17:37

Interpretação de texto

Mensagem não lida por Pedro900 »

Um dia desta semana, farto de vendavais, naufrágios, boatos, mentiras, polêmicas, farto de ver como se descompõem os homens, acionistas e diretores, importadores e industriais, farto de mim, de ti, de todos, de um tumulto sem vida, de um silêncio sem quietação, peguei de uma página de anúncios, e disse comigo:
- Eia, passemos em revista as procuras e ofertas, caixeiros desempregados, pianos, magnésias, sabonetes, oficiais de barbeiro, casas para alugar, amas-de-leite, cobradores, coqueluche, hipotecas, professores, tosses crônicas...
E o meu espírito, estendendo e juntando as mãos e os braços, como fazem os nadadores, que caem do alto, mergulhou por uma coluna abaixo. Quando voltou à tona trazia entre os dedos esta pérola:
“Uma viúva interessante, distinta, de boa família e independente de meios, deseja encontrar por esposo um homem de meia-idade, sério, instruído, e também com meios de vida, que esteja como ela cansado de viver só; resposta por carta ao escritório desta folha, com as iniciais M. R...., anunciando, a fim de ser procurada essa carta.”
Gentil viúva, eu não sou o homem que procuras, mas desejava ver-te, ou, quando menos, possuir o teu retrato, porque tu não és qualquer pessoa, tu vales alguma cousa mais que o comum das mulheres. Ai de quem está só! dizem as sagradas letras; mas não foi a religião que te inspirou esse anúncio. Nem motivo teológico, nem metafísico. Positivo também não, porque o positivismo é infenso às segundas núpcias. Que foi então, senão a triste, longa e aborrecida experiência? Não queres amar; estás cansada de viver só.
E a cláusula de ser o esposo outro aborrecido, farto de solidão, mostra que tu não queres enganar, nem sacrificar ninguém. Ficam desde já excluídos os sonhadores, os que amem o mistério e procurem justamente esta ocasião de comprar um bilhete na loteria da vida. Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade, zona em que as paixões arrefecem, onde as flores vão perdendo a cor purpúrea e o viço eterno. Não há de ser um náufrago, à espera de uma tábua de salvação, pois que exiges que também possua. E há de ser instruído, para encher com as cousas do espírito as longas noites do coração, e contar (sem as mãos presas) a tomada de Constantinopla.
Viúva dos meus pecados, quem és tu que sabes tanto? O teu anúncio lembra a carta de certo capitão da guarda de Nero. Rico, interessante, aborrecido, como tu, escreveu um dia ao grave Sêneca, perguntando-lhe como se havia de curar do tédio que sentia, e explicava-se por figura: “Não é a tempestade que me aflige, é o enjôo do mar.” Viúva minha, o que tu queres realmente, não é um marido, é um remédio contra o enjôo. Vês que a travessia ainda é longa, porque a tua idade está entre trinta e dous e trinta e oito anos, o mar é agitado, o navio joga muito; precisas de um preparado para matar esse mal cruel e indefinível. Não te contentas com o remédio de Sêneca, que era justamente a solidão, “a vida retirada, em que a alma acha todo o seu sossego”. Tu já provaste esse preparado; não te fez nada. Tentas outro; mas queres menos um companheiro que uma companhia.

Entre os excertos abaixo, assinale aquele que o autor
cria uma metáfora de "vida":
a. ... como se descompõem os homens, acionistas
e diretores, importadores e industriais...

b. ... o meu espírito, estendendo e juntando as
mãos e os braços, como fazem os nadadores,
que caem do alto, mergulhou por uma coluna
abaixo.

c. ... a meia-idade, zona em que as paixões
arrefecem, onde as flores vão perdendo a cor
purpúrea e o viço eterno.

d. ... a travessia ainda é longa, o mar é agitado, o
navio joga muito.

e. ... o remédio é a solidão, a vida retirada, em que
a alma acha todo o seu sossego.

Alguém pode me explicar por que é a letra D
Resposta

d




Avatar do usuário
raphael133
1 - Trainee
Mensagens: 164
Registrado em: Qua 17 Jan, 2018 20:56
Última visita: 15-10-21
Mai 2020 14 22:40

Re: Interpretação de texto

Mensagem não lida por raphael133 »

O motivo é que o emprego de /travessia/ não é verbal,literal em sim,de atravessar algo.
Mas de vida,a vida ainda é longa

"a travessia(vida) ainda é longa, o mar é agitado, o
navio joga muito."



"-Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."

Movido de Gramática para Interpretação de Textos em Qua 07 Out, 2020 16:52 por caju

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Interpretação de Textos”