Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Interpretação de TextosInterpretação de textos Tópico resolvido

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mar 2020 19 12:56

Interpretação de textos

Mensagem não lida por joãofw »

Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. [...] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e Hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. [...] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãs, aguardavam de pé ao redor da mesa [...]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro [...]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado, não era hora de levantar bandeiras inúteis [...].

Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o narrador registra as reações que elas provocam na família e mostra um contexto em que

a.a obediência ao imperador leva ao prestígio pessoal.
b.as novas gerações abandonam seus antigos hábitos.
c.a refeição é o que determina a agregação familiar.
d.os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados.
e.o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.
Resposta

e
Nesta questão, fiquei em dúvida nas alternativas "c"," d" e "e". Entendo que o texto traz a ideia central do patriarcalismo do Pai. Entretanto, estou com muita dificuldade em eleger a questão correta. Me causou muita dúvida.

Avatar do usuário

carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Mai 2019, 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Agradeceu: 126 vezes
Agradeceram: 146 vezes
Mar 2020 19 13:20

Re: Interpretação de textos

Mensagem não lida por carlosaugusto »

Vamos lá, joãofw, vou comentar as alternativas que geraram dúvida em você,

c) A refeição é o que determina a agregação familiar.

ERRADO - O texto aborda de forma clara que a refeição, de acordo com as práticas culturais de origem nipônica, são extremamente patriarcalista, causando uma segregação sexista.

d) Os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados.

ERRADO - Nesse contexto, os conflitos de gênero não tendem a ser neutralizados nessa estrutura cultural. A passagem aborda uma hierarquia durante a refeição, a única parte que aborda uma possível neutralização para o conflito é o questionamento do filho Haruo, mas o comando não pergunta isso, a alternativa precisa responder essa passagem: "[...] Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica [...] e mostra um contexto em que"
joãofw escreveu: 19 Mar 2020, 12:56 Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume.
e) O lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.

CORRETO - A refeição ilustra, com fidelidade, a estrutura patriarcalista, com a imagem do homem controlador e mulheres submissas as suas decisões.

Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mar 2020 19 14:41

Re: Interpretação de textos

Mensagem não lida por joãofw »

Nossa Carlos, você é sensacional. Compreendi tranquilamente. Eu tenho muita dúvida em exercícios de interpretação. Nesse exercício , acho que errei por não considerar a frase " práticas culturais de origem nipônica". Eu preciso melhorar muito em interpretação textual...
Avatar do usuário

carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Mai 2019, 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Agradeceu: 126 vezes
Agradeceram: 146 vezes
Mar 2020 19 16:19

Re: Interpretação de textos

Mensagem não lida por carlosaugusto »

joãofw escreveu: 19 Mar 2020, 14:41 Nossa Carlos, você é sensacional. Compreendi tranquilamente. Eu tenho muita dúvida em exercícios de interpretação. Nesse exercício , acho que errei por não considerar a frase " práticas culturais de origem nipônica". Eu preciso melhorar muito em interpretação textual...
joãofw, em exercícios de qualquer área, mas, principalmente, os de interpretação de texto é MUITO importante atentar para o que o comando está pedindo, essa é a grande sugestão que posso te fazer. A segunda é, muito treino. Resolver muitas questões de interpretação de texto, felizmente ou infelizmente, interpretação de texto é muito pouco teoria e mais prática.

Não sei qual é o teu objetivo de prova, mas no ENEM, por exemplo, esse fator de entender o que o comando da questão está pedindo é decisivo, pois duas ou três alternativas estão certas, mas só uma responde.

Outro fator para ir bem nas provas de linguagem: treinar a tua concentração e resistência para passar muito tempo lendo, não adianta nada responder uma lista de 10 questões bem, sendo que no ENEM mesmo, serão 45 de linguagens, junto com 45 de humanas e 1 redação.

E claro, sempre que surgir qualquer dúvida, mandar aqui no fórum.

São dicas simples, as vezes você até já praticava elas, porém pode te ajudar. :D
Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mar 2020 19 17:07

Re: Interpretação de textos

Mensagem não lida por joãofw »

Oh Carlos, desse jeito você vai até virar meu mentor kkkk. Brincadeiras a parte, mas seguirei suas dicas. Muito obrigado!

Movido de Gramática para Interpretação de Textos em 07 Out 2020, 16:49 por caju

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Interpretação de Textos”