Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Interpretação de TextosInterpretação texto literário

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: 20 Set 2019, 10:24
Última visita: 09-11-19
Agradeceu: 179 vezes
Agradeceram: 13 vezes
Out 2019 13 02:18

Interpretação texto literário

Mensagem não lida por zwe »

Chegou de Montes Claros uma irmã da nora de tia Clarinha e foi visitar tia Agostinha no Jogo da Bola. Ela é bonita, simpática e veste-se muito bem. [...] Ficaram todas as tias admiradas da beleza da moça e de seus modos políticos de conversar. Falava explicado e tudo muito correto. Dizia “você” em vez de “ocê”. Palavra que eu nunca tinha visto ninguém falar tão bem; tudo como se escreve sem engolir um s nem um r. Tia Agostinha mandou vir uma bandeja de uvas e lhe perguntou se ela gostava de uvas. Ela respondeu: “Aprecio sobremaneira um cacho de uvas, Dona Agostinha.” Estas palavras nos fizeram ficar de queixo caído. Depois ela foi passear com outras e Iaiá aproveitou para lhe fazer elogios e comparar conosco. Ela dizia: “Vocês não tiveram inveja de ver uma moça [...] falar tão bonito como ela? Vocês devem aproveitar a companhia dela para aprenderem”. [...] Na hora do jantar eu e as primas começamos a dizer, para enfezar Iaiá: “Aprecio sobremaneira as batatas fritas”, “Aprecio sobremaneira uma coxa de galinha”.

MORLEY, H. Minha vida de menina: cadernos de uma menina provinciana nos fins do século XIX. Rio de Janeiro: José Olympio, 1997.

Nesse texto, no que diz respeito ao vocabulário empregado pela moça de Montes Claros, a narradora expõe uma visão indicativa de

a.
descaso, uma vez que desaprova o uso formal da língua empregado pela moça.

b.
ironia, uma vez que incorpora o vocabulário formal da moça na situação familiar.

c.
admiração, pelo fato de deleitar-se com o vocabulário empregado pela moça.

d.
antipatia, pelo fato de cobiçar os elogios de Iaiá sobre a moça.

e.
indignação, uma vez que contesta as atitudes da moça.


Por que a letra C está incorreta?? E o que faz da B a correta??
Resposta

B

Movido de Literatura para Interpretação de Textos em 07 Out 2020, 16:52 por caju

Avatar do usuário

Caillou
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Ago 2019, 00:16
Última visita: 04-07-21
Agradeceram: 2 vezes
Nov 2020 08 12:35

Re: Interpretação texto literário

Mensagem não lida por Caillou »

A narradora repete o termo utilizado pela menina de Montes Claros para zombar do seu jeito afetado. Ela não admira ninguém. Algumas das outras alternativas são verossímeis, mas não são certeza. Já descrever o que a narradora fez como "ironia" é inegável. Por isso a resposta é a B.

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Interpretação de Textos”