Interpretação de Textos(UNEB 2019) Interpretação de texto Tópico resolvido

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jan 2019 16 16:48

(UNEB 2019) Interpretação de texto

Mensagem não lida por danimedrado »

Dentre os desafios dos tempos atuais para a preservação da identidade cultural do nosso país encontram-se a globalização e as consequências dela decorrentes. Em que pesem os aspectos positivos da mesma que, implicitamente, traz em seu bojo o ideal de união e confraternização entre os povos, há que se destacar que não se pode esquecer os aspectos particulares da cultura, da língua, das tradições de cada povo. Há que se destacar a importância da identidade cultural de cada país.
Por outro lado, também o conceito de identidade nacional brasileira é frequentemente discutido. Já se afirmou que a identidade nacional se confundiria com a identidade cultural face à grande heterogeneidade de traços culturais ligados à diversidade dos grupos étnicos. Contudo, apesar de ser um país de dimensões geográficas gigantescas e de grande diversidade cultural, econômica, social e étnica, o Brasil tem no idioma português um elemento de unificação do país. Falamos português, apesar dos inúmeros sotaques e vocabulários regionais. Portanto, um dos fortes aspectos da identidade nacional brasileira é a língua.
Há quem defina a identidade nacional como um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. E muitos entendem que a cultura e a identidade estão inteiramente ligadas. Portanto, trata-se de um exercício complexo determinar uma identidade nacional para um país formado de diversas culturas, hábitos e povos oriundos de vários lugares do mundo.
Diante destes pontos que visam incentivar a reflexão sobre o assunto, ainda é preciso enfatizar a importância de se preservar a identidade da cultura brasileira, nos seus variados aspectos, inclusive nos que interagem com a educação, independentemente da realidade econômica e política do nosso país.
E, se identidade nacional é interpretada como somatória de valores culturais resultantes da vivência, é igualmente importante que o governo, a sociedade e os profissionais ligados à área cultural resgatem sempre a memória de todos os registros que embasaram as decisões, os fatos, as atividades, o acervo, a legislação, que propiciaram a evolução do que se entende, nos dias atuais, como identidade cultural do Brasil.

Percebe-se, pela leitura do texto, que a difícil sedimentação de uma cultura nacional está intrinsecamente vinculado à
01) língua.
02) diversidade cultural.
03) multiplicidade racial.
04) globalização.
05) expansão territorial.
Resposta

4
Alguém poderia me explicar o erro da 2?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jan 2019 16 17:26

Re: (UNEB 2019) Interpretação de texto

Mensagem não lida por MateusQqMD »

A diversidade cultural, e o texto deixa isso explícito, atua como um fator construtor da cultura de um povo, e não como um empecilho. No caso do Brasil, por exemplo, podemos citar que três principais raças, e suas respectivas culturas, entraram na sua constituição: os indígenas, os africanos e os portugueses, em que cada cultura particular foi progressivamente incorporada ao processo de formação da nossa cultura nacional, resultando no que hoje se entende por cultural do Brasil.

Lendo com atenção o início do texto, temos
danimedrado escreveu:
Qua 16 Jan, 2019 16:48
Dentre os desafios dos tempos atuais para a preservação da identidade cultural do nosso país encontram-se a globalização e as consequências dela decorrentes.
Ou seja, o processo de globalização afeta a sedimentação de uma cultura pois interfere na preservação de uma identidade já existente, daí a importância, mostrada ao final do texto, de se resgatar determinados fatos históricos essenciais à construção de uma dada cultura característica.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Movido de Literatura para Interpretação de Textos em Qua 07 Out, 2020 16:51 por caju

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Interpretação de Textos”