Página 1 de 1

Interpretação de texto

Enviado: Ter 30 Jan, 2018 18:00
por danimedrado
"Até hoje os noticiários passam e repassam a imagem de aviões explodindo contra as Torres Gêmeas. Mas aquela corrente de solidariedade que se formou quando a poeira da explosão ainda nem tinha baixado, aquela gente que chegava afoita, trazendo de casa o que encontrava para ajudar os bombeiros (toalhas molhadas que refrescavam suas faces crestadas, litros de leite para aplacar a sede, celulares que passavam de mão em mão, intermináveis filas de pessoas oferecendo sangue e remédio) - essa imagem parece esquecida. Mas eu não esqueci e tenho certeza de que a massa que nos constitui, os humanos, é feita mais dessa solidariedade que daquele ódio."
ARATANGY, Lídia Rosenberg. Artigo. Cláudia, São Paulo
Para a articulista, a humanidade
01) é movida pelo ódio até mesmo para praticar o bem.
02) torna-se igual diante de guerras e tragédias coletivas.
03) caracteriza-se pela ambivalência entre o bem e o mal.
04) deve ser reconhecida pelo compromisso mútuo entre os indivíduos.
05) é fruto da solidariedade que se engendra durante as grandes catástrofes.


Alguém poderia, por favor, me explicar o erro da alternativa 5?

Re: Interpretação de texto

Enviado: Ter 30 Jan, 2018 18:38
por Brunoranery
A solidariedade que é fruto da humanidade, e não o contrário, mas o que pega mesmo nessa questão é o seguinte detalhe escondido. "que se engendra durante as grandes catástrofes". Não foi durante, foi depois de ter ocorrido a catástrofe, então essa relação temporal torna o item incorreto.
Uma frase que nos traz a ideia de que a catástrofe ocorreu antes é "quando a poeira da explosão nem tinha abaixado". A poeira é consequência da catástrofe (explosão).