Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Filosofia/SociologiaA vitória de Heráclito sobre Parmênides

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: 23 Set 2019, 13:54
Última visita: 29-01-24
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 1 vez
Mai 2021 31 10:59

A vitória de Heráclito sobre Parmênides

Mensagem não lida por Menitham »

Como o existencialismo e a noção de que a racionalidade é inutil para filosofar; segundo a descoberta da representação como fabrica da intuição-a representação independente do princípio de razão segundo Schopenhauer, esta de acordo com as noções do ente de Heráclito, corroborando as ideias do racional de Parmênides

Editado pela última vez por Menitham em 01 Jun 2021, 09:51, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário

Masterplan
Junior
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Jul 2018, 20:32
Última visita: 11-03-24
Jan 2023 09 09:40

Re: A vitória de Heráclito sobre Parmênides

Mensagem não lida por Masterplan »

Nao podemos afirmar que exista realmente um domínio de uma das correntes filosóficas sobre outra. Ambos os filósofos colocaram questões sobre a racionalidade que foram muito importante no futuro, em especial na pós-modernidade

Heráclito foi um filósofo pré-socrático que viveu na Grécia antiga no século VI a.C. Ele é conhecido por sua célebre afirmação de que "tudo flui" (panta rhei em grego), o que significa que nada permanece constante e que tudo está em constante mudança. Heráclito também afirmou que o conflito é fundamental para o mundo e que o logos (razão) é o princípio ordenador do universo.

Gilles Deleuze foi um filósofo francês do século XX que foi influenciado por vários filósofos, incluindo Heráclito. Deleuze foi atraído pelo pensamento de Heráclito porque ele também acreditava na ideia de que tudo está em constante mudança e que o conflito é fundamental para o mundo. Além disso, Deleuze foi influenciado pelo conceito de logos de Heráclito e o usou como inspiração para sua própria teoria do "pensamento diferencial", que se concentra na maneira como as coisas se diferenciam umas das outras e interagem em um mundo em constante mudança.

Algumas das outras formas pelas quais o pensamento de Heráclito influenciou Deleuze incluem a ideia de que o mundo é constituído por relações dinâmicas e não por coisas estáticas, e que a verdade é criada através do conflito e da luta, não através de uma correspondência com uma realidade externa fixa.

De maneira Análoga tambem podemos correlacionar o pensamento de Parmênides com as ideias de Schopenhauer

Parmênides foi um filósofo pré-socrático da Grécia antiga, enquanto Schopenhauer foi um filósofo alemão do século 19. No entanto, ambos compartilharam algumas ideias filosóficas importantes.

Parmênides argumentou que a realidade é uma e imutável, e que a mudança e a diversidade são ilusórias. Ele defendeu que a verdadeira natureza das coisas é a unidade e a permanência, e que o conhecimento verdadeiro deve ser baseado na razão e na lógica, não na percepção sensorial.

Schopenhauer também defendeu a ideia de que a realidade é uma e imutável, mas interpretou isso de maneira diferente. Para Schopenhauer, a realidade é uma única substância, que ele chamou de "vontade", que é a fonte de todo o ser e de toda a ação no mundo. Ele argumentou que a percepção sensorial é meramente uma representação da vontade, e que o conhecimento verdadeiro só pode ser alcançado através da compreensão da vontade subjacente às coisas.

Em resumo, ambos Parmênides e Schopenhauer defendiam a ideia de que a realidade é uma e imutável, e que o conhecimento verdadeiro deve ser baseado na razão e na compreensão profunda da natureza das coisas, em vez de na percepção sensorial. No entanto, eles diferem em suas interpretações específicas da natureza da realidade e da forma como ela pode ser conhecida.

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

Voltar para “Filosofia/Sociologia”