Filosofia/SociologiaMinhas frases filosóficas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
EinsteinGenio
Elite
Mensagens: 213
Registrado em: Qua 23 Set, 2020 21:23
Última visita: 16-05-23
Abr 2021 28 06:14

Minhas frases filosóficas

Mensagem não lida por EinsteinGenio »




A solidão faz mentes brilhantes,pelo simples fato de que a solidão te faz pensar.
O Gênio pensa fora do senso comum,porque o senso comum é o pensamento do povo.
Quando a ciência entra em um beco sem saída,surge o Gênio para solucionar o problema.

Avatar do usuário
deOliveira
5 - Mestre
Mensagens: 978
Registrado em: Qui 31 Ago, 2017 08:06
Última visita: 05-03-23
Localização: São José dos Campos
Abr 2021 28 19:46

Re: Minhas frases filosóficas

Mensagem não lida por deOliveira »

Só por curiosidade, qual é o critério para uma frase ser dita filosófica?



Saudações.

Avatar do usuário
Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: Seg 23 Set, 2019 13:54
Última visita: 29-01-24
Abr 2021 30 09:49

Re: Minhas frases filosóficas

Mensagem não lida por Menitham »

deOliveira, Interessante pergunta, a filosofia se preocupa com 3 coisas segundo Immanuel Kant. As 3 perguntas na qual a filosofia se preocupa é; O que é a beleza? O que é o conhecimento? Qual melhor forma de usar esse conhecimento? - essa ultima é o que chamamos de ética.
Aristoteles tambem fez essa dintinçao dos saberes filosóficos, sendo ele que formulou essas 3 grades de conhecimento da filosofia. Kant foi quem respondeu elas de forma mais moderna.
Toda vez que eu escrever um aforisma com objetivo de criar frases breves que possuem uma definição de um preceito, procupaçao, estamos legitmamente fazendo filosofia. Nietzsche fez muito desse recurso para escrever seus livros.

Existe uma explicaçao engraçada do ponto de vista antigo referente a discussao da beleza. Para os gregos, a beleza tinha um inimigo, o Artista.
O artista é alguém que reproduz no mundo uma copia do perfeito, ou da natureza. O pintor ao fazer a pintura de uma arvore, por exemplo, esta imitando algo do mundo, e para os gregos como Platão, que diziam que o mundo é uma copia imperfeita do mundo das ideias, o artista de maneira geral é alguem que distancia a pessoa da verdade, pois reproduz de forma grotesca algo que ja é uma copia, so para ilustrar o desprezo que existia, haha.
O matematico e o filosofo, sao os responsaveis por aproximar o ser humano das ideias perfeitas, sendo a razao a ponte entre voce e a do mundo perfeito.
Aqui vale lembrar que nao so de matematica e geometria, mas também o que é a justiça perfeita? O que é o Mal?

A pos-modernidade colocou a noçao de beleza que temos hoje. A beleza é a capacidade de reproduzir no mundo algo dificil de ser despertado no ser humano, um sentimento. O artista, para Schopenhauer, é o que desperta uma experiencia existencial instantanea, sem passar pela razão. E é exatamente esse o desafio do individuo na pós-modernidade, a ciencia e a razao sao hoje tao comuns quanto a nossa propria cultura. E o niilismo é a incapacidade de estabelecer uma experiencia existencial, ou sentir algo por causa da atual necessidade de se buscar a racionalidade em todas as coisas. O livro A Nausea, Sartre representa toda a filosofia nos individuos o conflito entre as duas grandes ideia, o existencialismo e a racionalidade.
De maneira mais agressiva, Nietsche aponta que a racionalidade so nao é mais prejudicial do que a religiao, mas que ambas sao as piores coisas na vida de alguem ou da sociedade, pois deixa o ser humano cego. A famosa analogia entre a sociedade alemã e a ideia de pureza de raças do sao o que Nietesche criticava, os efeitos nocivos da ciencia nas relaçoes humanas.
Nietsche apontava que o desafio de toda pessoa que deseja ser livre, uma nova caverna de Platao- escrevi um tópico so essa ideia aqui no forum-, e a de que o individuo precisa pensar sem usar a religiao e tambem sem usar a razao, esse é o desafio.
A racionalidade é muito criticada atualmente. Filosofos como Bauman escrevem livros inteiros so falando dos efeitos ruins da racionalidade na sociedade pós-moderna. Enquanto que em 1600~ Francis Bacon escrevia Nova Atlantida, livros que apontava uma sociedade perfeita pelo uso da racionalidade instrumental. Desafios de hoje.

Última edição: Menitham (Sex 30 Abr, 2021 10:29). Total de 8 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”