Filosofia/SociologiaA Secularização da historia e da cultura Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: Seg 23 Set, 2019 13:54
Última visita: 29-01-24
Fev 2021 19 19:48

A Secularização da historia e da cultura

Mensagem não lida por Menitham »

A secularização é um processo que se iniciou no Iluminismo, da qual a religião perde a sua influência sobre as variadas esferas da vida social.
O novo sistema de pensamento que ira substituir o Iluminismo colocara a historia e a cultura como coisas que já não fazem parte da esfera da vida social, uma secularização 2.0
A pós-modernidade busca com todas as forças essa nova era para a humanidade, o que Nietzsche apontava como o renascimento de um novo individuo e consequentemente de uma nova sociedade.
Estamos prontos para abandonar tudo e criar uma nova noção do eu em sociedade?




Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Fev 2021 20 11:37

Re: A Secularização da historia e da cultura

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Não. O ser humano em sua busca desenfreada e estranha por uma autoafirmação, vai perdendo noções mínimas éticas e morais, sua humanidade vai se esvaindo como água se esvai através de uma peneira e desce ralo abaixo. Esse intento humano se torna algo muito custoso para a sua alma, se é que a humanidade atual, distante de Deus e da Igreja, ainda possue alguma lembrança por mais vaga que seja que tem em si uma alma eterna criada por Deus. Essa secularização progressiva, primeiro abandonando os ideais da fé e depois os bons ideiais da história e da cultura, que de algum modo refletiam a fé, vai dando ao homem uma marca asqueirosa de animalidade. Vejamos que contradição, o ser humano que busca se autoafirmar para tentar ser mais humano acaba se tornando mais animal, pois perde a essência da sua humanidade que é Deus, que lhe confere humanidade e lhe faz verdadeiramente ser pensante, pois fomos criados a imagem e semelhança d'Ele.

Última edição: Holanda1427 (Sáb 20 Fev, 2021 11:41). Total de 2 vezes.


Pulvis sumus

Avatar do usuário
Masterplan
Junior
Mensagens: 16
Registrado em: Qui 19 Jul, 2018 20:32
Última visita: 11-03-24
Jan 2023 20 10:39

Re: A Secularização da historia e da cultura

Mensagem não lida por Masterplan »

A secularização é um processo histórico que se iniciou no Iluminismo, no qual a religião perde influência em diferentes esferas da vida social. Alguns teóricos sugerem que a pós-modernidade pode levar a uma "secularização 2.0", na qual as questões históricas e culturais também perdem importância na vida social. Nietzsche e outros pensadores pós-modernos propuseram a ideia de um "novo indivíduo" e uma "nova sociedade", mas é discutível se a humanidade está pronta para abandonar seus valores e crenças antigos e adotar novos conceitos de si e da sociedade.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”