Filosofia/SociologiaO existencialismo substitui o Iluminismo? Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: Seg 23 Set, 2019 13:54
Última visita: 29-01-24
Out 2020 13 21:50

O existencialismo substitui o Iluminismo?

Mensagem não lida por Menitham »

Quais as vantagens que a nova ética pós-modernidade coloca como proposta para decidir o que é melhor para a vida humana?

Última edição: Menitham (Ter 13 Out, 2020 21:51). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: Seg 23 Set, 2019 13:54
Última visita: 29-01-24
Abr 2021 09 19:54

Re: O existencialismo substitui o Iluminismo?

Mensagem não lida por Menitham »

O papel da razão é controlar o instinto - capacidade de executar um ato-, fazendo um julgamento do que já é compreendido moralmente como ideia, nisso os Gregos gastaram muito tempo discutindo, ou analisando um novo ato a partir da ética,- foi o que fez grande parte da filosofia pós 1500 com o Iluminismo-. Portanto, a grande característica da razão é uma ideia já pensada. ou até mesmo já compartilhada, como lei ou ideia discutida na comunidade como já defende o filósofo Habermas
Já na Introspecção, o individuo possui um trabalho mais difícil pois, diferente da razão que é atemporal, segundo Immanuel kant,- pode ser passada de geração, ser escrita ou ser uma ideia universal, na Introspecção o individuo necessita do que Heidegger chama de experiências existenciais e
não possuir experiências existenciais é o que Sartre chama de Náusea.
A Introspecção não admite que exista uma natureza humana, pois fazer isso é admitir que exista um rótulo ou referencia, tal como a razão faz, que serve como parâmetro de nossos atos, ou que até mesmo aprisione o pensamento, tal qual pensava Spinoza e Nietzsche ao criticar a racionalidade.
Nietzsche defende que só é possível algum nível de intuição - prática da introspeção- se você se livrar de qualquer ídolo moral ou ético pensado a partir da ideia de razão ou de natureza humana, o que ele chama de ídolo.
Em resumo, discute-se que existam aspectos morais e formas de se pensar eticamente somente descobertos pela introspeção, pois é a única que se estabelece a partir do individuo na variável do tempo do que você sente e existe, e outras que somente podem ser pensadas a partir de ideias do que nao existem, mas que servem como ideal, como é o caso da razão.
Fica a reflexão do que é mais real ; a ideia pensada ou o sentimento de existir? Ai esta a discussão sobre Razão versus Introspecção, iluminismo vs Existencialismo. O '' Penso logo existo'' é colocado em dúvida no Existencialismo

Última edição: Menitham (Sex 09 Abr, 2021 19:59). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Masterplan
Junior
Mensagens: 16
Registrado em: Qui 19 Jul, 2018 20:32
Última visita: 11-03-24
Jan 2023 19 13:48

Re: O existencialismo substitui o Iluminismo?

Mensagem não lida por Masterplan »

A filosofia pós-moderna argumenta que a noção de uma natureza humana universal e fixa é problemática porque é baseada em uma visão essencialista e determinista do ser humano. Isso significa que a introspecção, como um método para conhecer a mente humana, é questionada porque sugere que existe uma essência ou verdade subjacente ao ser humano que pode ser descoberta através da reflexão sobre si mesmo. Em vez disso, a filosofia pós-moderna defende que a verdade é construída socialmente e que a identidade humana é fluida e multifacetada, mudando constantemente com base nas circunstâncias e nas relações sociais. Portanto, a introspecção não é suficiente para compreender a mente humana porque não leva em conta as influências sociais e culturais que moldam a nossa percepção de nós mesmos.

A pergunta que fica é, qual o caminho a ser seguido, ja que ambos, razao e intuiçao, sao suspeitos de nao serem verdadeiros métodos de conhecimento?




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”