Filosofia/Sociologia(UNIOESTE - 2011) Kant

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Out 2020 03 17:52

(UNIOESTE - 2011) Kant

Mensagem não lida por eivitordias »

“Já desde os tempos mais antigos da filosofia, os estudiosos da razão pura conceberam, além dos seres sensíveis ou fenômenos, que constituem o mundo dos sentidos, seres inteligíveis particulares, que constituiriam um mundo inteligível, e, visto que confundiam (o que era de desculpar a uma época ainda inculta) fenômeno e aparência, atribuíram realidade unicamente aos seres inteligíveis. De fato, se, como convém, considerarmos os objetos dos sentidos como simples fenômenos, admitimos assim que lhes está subjacente uma coisa em si, embora não saibamos como ela é constituída em si mesma, mas apenas conheçamos o seu fenômeno, isto é, a maneira como os nossos sentidos são afetados por este algo desconhecido”. (Immanuel Kant).

Sobre a teoria do conhecimento kantiana, conforme o texto acima, seguem as seguintes afirmativas:

I. Desde sempre, os filósofos atribuíram realidade tanto aos seres sensíveis quanto aos seres inteligíveis.

II. Podemos conhecer, em relação às coisas em si mesmas, apenas seu fenômeno, ou seja, a maneira como elas afetam nossos sentidos.

III. Porque podemos conhecer apenas seus fenômenos, as coisas em si mesmas não têm realidade.

IV. Os filósofos anteriores a Kant não diferenciavam fenômeno de aparência, e, assim, consideravam que o fenômeno não era real.

V. As intuições puras da sensibilidade e os conceitos puros do entendimento incidem apenas em objetos de uma experiência possível; sem as primeiras, os segundos não têm significação.

Das afirmativas feitas acima

a) apenas II e IV estão corretas.

b) apenas II, IV e V estão corretas.

c) apenas II, III, IV e V estão corretas.

d) todas as afirmativas estão corretas.

e) todas as afirmativas estão incorretas.
Resposta

B
Poderia me ajudar, por favor, com essa questão?
Caso for possível, gostaria de uma explicação para cada item.
Obrigado :D



"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Avatar do usuário
Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: Seg 23 Set, 2019 13:54
Última visita: 29-01-24
Out 2020 03 18:51

Re: (UNIOESTE - 2011) Kant

Mensagem não lida por Menitham »

eivitordias, Ola meu nobre.
Muito do que Kant escreveu sobre teoria do conhecimento ele fez escrevendo como se estivesse destinando para Aristoteles e para os Gregos em si.
E é muito importante pensar isso em filosofia; o que eu escredo é uma resposta para alguem que deixou um pensamento.

Em ''II Podemos conhecer, em relação às coisas em si mesmas, apenas seu fenômeno, ou seja, a maneira como elas afetam nossos sentidos'' é uma critica direta a ciencia aristotelica, que era apenas contemplativa e que nao afetava em nada as ideias ja estabelecidas como verdades. Pois para aristoteles o papel do cientista era so contemplar o que a natureza manifesta, sem chegar a analisar as miudezas e imperfeicoes. Pois a ideia é do cosmo, e o cosmo é perfeito. Lembre-se a herança mitologica do mito de epimeteu, o homem era apenas receptor do cosmo. nao havendo possubilidade de ideias imperfeitas pois o cosmo é perfeito
O giro antropocentrico é o grande evento da modernidade. Foi ele que colocou a base da nova ciencia e tambem de uma nova Teoria do conhecimento. Fazendo a ideia de cosmo desaparecer.

Em ''Os filósofos anteriores a Kant não diferenciavam fenômeno de aparência, e, assim, consideravam que o fenômeno não era real''
Embora ja tivesse conceitos sobre o que é ciencia. A questao do fenomeno na teoria do conhecimento ainda precisava ser solucionado.
Kant discute a teoria do conhecimento frente as inovacoes que a ciencia trouxe. E Kant da a resposta elaborando uma teoria do conhecimento que é superior a antiga; que era a de Aristoteles até aquele momento

Em ''V. As intuições puras da sensibilidade e os conceitos puros do entendimento incidem apenas em objetos de uma experiência possível; sem as primeiras, os segundos não têm significação'' Kant apenas confirma o que John Locke define por ciencia, mas kant vai além, falando da maturidade das estruturas apriori do pensamento. Sua teoria do conhecimento aborda muito esse conceito

Agora vamos discutir as erradas

I na verdade existe uma guerra entre essas definicoes, a de real ou nao. Um caso classico é a diferença entre Aristoteles e Platao, veja, a filosofia em seus momentos mais brilhantes sao esses embates que fazem evoluir o conceito de ser e nao-ser

II Kant da uma solucao de acordo com o Racionalistas neo platonicos e empiristas, pegando os dois lados. Kant nao colocava um lado apenas mas sim o dois.

Última edição: Menitham (Sáb 03 Out, 2020 18:59). Total de 3 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”