Filosofia/Sociologia(UEL-PR) - A Diversidade Cultural e os Direitos Humanos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
avlis
sênior
Mensagens: 43
Registrado em: Ter 28 Jul, 2020 20:51
Última visita: 04-08-20
Ago 2020 01 13:28

(UEL-PR) - A Diversidade Cultural e os Direitos Humanos

Mensagem não lida por avlis »

O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. [...] Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura. Assim, compreende-se a tendência para menosprezar ou odiar culturas cujos padrões se afastam ou divergem dos da cultura do observador que exterioriza a atitude etnocêntrica. [...] Preconceito racial, nacionalismo, preconceito de classe ou de profissão, intolerância religiosa são algumas formas de etnocentrismo”.

Nesse trecho, o antropólogo Claude Lévi-Strauss descreve a reação de estranhamento que é comum às das sociedades humanas quando defrontadas com a diversidade cultural. Tal reação pode ser definida como uma tendência

A) etnocêntrica.
B) iluminista.
C) relativista.
D) ideológica.
Resposta

A) etnocêntrica.




Avatar do usuário
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Ago 2020 01 13:40

Re: (UEL-PR) - A Diversidade Cultural e os Direitos Humanos

Mensagem não lida por eivitordias »

avlis escreveu:
Sáb 01 Ago, 2020 13:28
O etnocentrismo pode ser definido como uma “atitude emocionalmente condicionada que leva a considerar e julgar sociedades culturalmente diversas com critérios fornecidos pela própria cultura
Olá, avlis.

Perceba que o próprio texto responde a questão..
Ele trabalha com a proposta do etnocentrismo, o qual é uma forma de "desconfiança" ou pode ser definido também como a tendência de um indivíduo ou grupo de avaliar outras culturas a partir da sua, sendo essa avaliação acompanhada, muitas vezes, de preconceitos. Ou seja, há a ocorrência de colocar a sua crença no centro, para então, julgar o que acontece em sua volta.

Seria isso, valeu! :)

Última edição: eivitordias (Sáb 01 Ago, 2020 13:43). Total de 1 vez.


"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Avatar do usuário
oilut
3 - Destaque
Mensagens: 349
Registrado em: Dom 30 Jun, 2019 12:44
Última visita: 13-04-24
Ago 2020 01 13:44

Re: (UEL-PR) - A Diversidade Cultural e os Direitos Humanos

Mensagem não lida por oilut »

Olá, avlis. :D:D

(Confira esse canal de MAT no YT: https://www.youtube.com/channel/UCx4BcY ... eqlqW24n4w).

A alternativa a ser marcada deve ser a A, uma vez que a suposição da existência de uma cultura subdesenvolvida pressupõe a existência de uma cultura considerada desenvolvida. Ordenar as culturas hierarquicamente incorre em uma postura etnocêntrica, já que o padrão normativo de avaliação sempre parte da cultura daquele que se dispõe a avaliar outros sistemas culturais.


Fonte: Editora Bernoulli e Poliedro.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”