Filosofia/Sociologia(UEM-PR) - A cultura e os meios de comunicação Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
avlis
sênior
Mensagens: 43
Registrado em: Ter 28 Jul, 2020 20:51
Última visita: 04-08-20
Jul 2020 31 13:39

(UEM-PR) - A cultura e os meios de comunicação

Mensagem não lida por avlis »

A cada minuto que passa, novas pessoas passam a acessar a Internet, novos computadores são interconectados, novas informações são injetadas na rede. Quanto mais o ciberespaço se amplia, mais ele se torna “universal”, e menos o mundo informacional se torna totalizável. O universo da cibercultura não possui nem centro nem linha diretriz. É vazio, sem conteúdo particular. Ou antes, ele os aceita todos, pois se concentra em colocar em contato um ponto qualquer com qualquer outro, seja qual for a carga semântica das entidades relacionadas.

Considerando as recentes contribuições da sociologia da comunicação sobre o tema da cultura midiática e o trecho citado, assinale o que for correto.

01. O ciberespaço suprime as particularidades culturais e as desigualdades sociais, ao organizar de modo imparcial as informações que são distribuídas em um nível planetário.
02. A Internet é responsável pelos atuais problemas educacionais, pois aliena os estudantes ao torná-los receptores passivos de informações fragmentadas e imprecisas sobre a vida social.
04. O conceito de cibercultura pode ser utilizado para descrever o aparecimento de novos modos de ser e de pensar que produzem mudanças cognitivas e sociais por meio da interação virtual.
08. Ainda que inserida na indústria cultural, a Internet tem o potencial de democratizar o acesso ao conhecimento por meio da criação de novos espaços de produção, troca e difusão de informações.
16. O ciberespaço representa uma mudança tecnológica e não cultural, pois altera os modos de organizar e distribuir a informação e não os modos de produção do conhecimento.

Soma ( )
Resposta

Soma (12)




Avatar do usuário
oilut
3 - Destaque
Mensagens: 350
Registrado em: Dom 30 Jun, 2019 12:44
Última visita: 18-04-24
Jul 2020 31 13:48

Re: (UEM-PR) - A cultura e os meios de comunicação

Mensagem não lida por oilut »

Opa, avlis. :lol::lol:

A cibercultura abre novas possibilidades cognitivas para os indivíduos, pois possibilita que eles se organizem, em todo um amplo universo de conteúdo, da maneira que melhor lhes convenha. Essas novas possibilidades de interação não deixam de causar impactos na vida social, uma vez que, por meio do espaço virtual, os indivíduos têm a possibilidade de se aglutinarem em torno de determinadas causas e, além disso, de difundirem conteúdos próprios, devido ao advento da Internet 2.0. Por esse motivo, as alternativas corretas são as de número 04 e 08.


Fonte: Editora Bernoulli e Poliedro.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”