Filosofia/Sociologia(UFMG) - A cultura e os meios de comunicação Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
avlis
sênior
Mensagens: 43
Registrado em: Ter 28 Jul, 2020 20:51
Última visita: 04-08-20
Jul 2020 31 13:37

(UFMG) - A cultura e os meios de comunicação

Mensagem não lida por avlis »

Leia e interprete o texto a seguir, bem como as afirmações apresentadas.

A indústria cultural e os meios de comunicação de massa penetram em todas as esferas da vida social, no meio urbano ou rural, na vida profissional, nas atividades religiosas, no lazer, na educação, na participação política. Tais meios de comunicação não só transmitem informações, não só apregoam mensagens. Eles também difundem maneiras de se comportar, propõem estilos de vida, modos de organizar a vida cotidiana, de arrumar a casa, de se vestir, maneiras de falar e de escrever, de sonhar, de sofrer, de pensar, de lutar, de amar.

I. A indústria cultural define-se por uma forma específica de produção simbólica, essa produção é caracterizada por grandes inversões de capital em meios de produção tecnicamente sofisticados, por trabalhadores especializados, por oferta de bens e serviços diversificados, representando parte da produção cultural dominante nas sociedades atuais.
II. A indústria cultural define-se por aprisionar os sujeitos sociais dominantes da produção cultural nas sociedades
contemporâneas . É responsável pelo aparecimento do homem unidimensional e das massas alienadas, que não têm qualquer identidade cultural, por realizarem-se, unicamente, na sociedade de consumo.
III. A indústria cultural e os meios de comunicação de massa são poderosos, pois controlam, de forma absoluta, todos os conteúdos das mensagens que emitem, padronizam definitivamente os sistemas simbólicos de todos os sujeitos sociais, homogeneizando e unificando a cultura global.
IV. A indústria cultural e os meios de comunicação de massa são parte e propriedade autônoma do poder de Estado. São instrumentos de dominação carismática, individual e irracional para controlar os conflitos sociais, sendo impossível pensar seus produtos como parte da arte e da cultura das sociedades atuais.

Marque a alternativa correta que apresenta a(s) afirmação(ões) teoricamente adequada(s) ao sentido do texto.

A) I e IV são adequadas.
B) Apenas II é adequada.
C) I e II são adequadas.
D) Apenas I é adequada.
Resposta

D) Apenas I é adequada.




Avatar do usuário
oilut
3 - Destaque
Mensagens: 350
Registrado em: Dom 30 Jun, 2019 12:44
Última visita: 18-04-24
Jul 2020 31 13:47

Re: (UFMG) - A cultura e os meios de comunicação

Mensagem não lida por oilut »

Oi, avlis.

As afirmativas II, III e IV apresentam erros conceituais em suas afirmativas. Ou seja, a indústria cultural não aprisiona os sujeitos sociais dominantes, não controla de maneira total os meios de comunicação e, paralelamente, não é uma propriedade autônoma do poder estatal. Já a afirmativa I, embora bastante complexa, concede informações corretas sobre o fenômeno da indústria cultural, uma vez que ela é uma forma específica de produção simbólica e é responsável por parte da produção cultural nas sociedades contemporâneas. Logo, a alternativa correta é a D.



Fonte: Editora Bernoulli e Poliedro.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”