A indústria cultural e os meios de comunicação de massa penetram em todas as esferas da vida social, no meio urbano ou rural, na vida profissional, nas atividades religiosas, no lazer, na educação, na participação política. Tais meios de comunicação não só transmitem informações, não só apregoam mensagens. Eles também difundem maneiras de se comportar, propõem estilos de vida, modos de organizar a vida cotidiana, de arrumar a casa, de se vestir, maneiras de falar e de escrever, de sonhar, de sofrer, de pensar, de lutar, de amar.
I. A indústria cultural define-se por uma forma específica de produção simbólica, essa produção é caracterizada por grandes inversões de capital em meios de produção tecnicamente sofisticados, por trabalhadores especializados, por oferta de bens e serviços diversificados, representando parte da produção cultural dominante nas sociedades atuais.
II. A indústria cultural define-se por aprisionar os sujeitos sociais dominantes da produção cultural nas sociedades
contemporâneas . É responsável pelo aparecimento do homem unidimensional e das massas alienadas, que não têm qualquer identidade cultural, por realizarem-se, unicamente, na sociedade de consumo.
III. A indústria cultural e os meios de comunicação de massa são poderosos, pois controlam, de forma absoluta, todos os conteúdos das mensagens que emitem, padronizam definitivamente os sistemas simbólicos de todos os sujeitos sociais, homogeneizando e unificando a cultura global.
IV. A indústria cultural e os meios de comunicação de massa são parte e propriedade autônoma do poder de Estado. São instrumentos de dominação carismática, individual e irracional para controlar os conflitos sociais, sendo impossível pensar seus produtos como parte da arte e da cultura das sociedades atuais.
Marque a alternativa correta que apresenta a(s) afirmação(ões) teoricamente adequada(s) ao sentido do texto.
A) I e IV são adequadas.
B) Apenas II é adequada.
C) I e II são adequadas.
D) Apenas I é adequada.
Resposta
D) Apenas I é adequada.