Filosofia/Sociologia(UEG-GO–2016) - A cultura e os meios de comunicação Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
avlis
sênior
Mensagens: 43
Registrado em: Ter 28 Jul, 2020 20:51
Última visita: 04-08-20
Jul 2020 31 13:34

(UEG-GO–2016) - A cultura e os meios de comunicação

Mensagem não lida por avlis »

Para alguns sociólogos e filósofos, a cultura possuiria um valor intrínseco e poderia nos ajudar não apenas na fruição de nossa sensibilidade, mas nos levar a uma nova compreensão da realidade e de nosso ser e estar no mundo. Com a indústria cultural verifica-se que a cultura.

A) recupera seu valor simbólico, contribuindo para uma nova compreensão da realidade e para a emancipação humana.
B) perde sua força simbólica e crítica, transformando-se em mero entretenimento que elimina a reflexão crítica.
C) perde seu valor de mercado para tornar-se, graças à tecnologia, um entretenimento acessível a toda a população.
D) deixa de ser um produto de elite e passa a ser acessível a todos os cidadãos, contribuindo com sua autonomia.
E) torna-se mais sofisticada, na medida em que os meios de criação cultural passam a ser submetidos ao desenvolvimento tecnológico.
Resposta

B) perde sua força simbólica e crítica, transformando-se em mero entretenimento que elimina a reflexão crítica.




Avatar do usuário
oilut
3 - Destaque
Mensagens: 352
Registrado em: Dom 30 Jun, 2019 12:44
Última visita: 25-04-24
Jul 2020 31 13:46

Re: (UEG-GO–2016) - A cultura e os meios de comunicação

Mensagem não lida por oilut »

Olá, avlis. :lol::lol:

A indústria cultural, para os teóricos da Escola de Frankfurt, massifica os produtos da cultura e os transforma em mercadorias. Além disso, a indústria cultural se refere a um processo que vulgariza e transforma a cultura, representando o domínio técnico sobre a natureza. Vamos analisar as alternativas separadamente:

A) Incorreta. De acordo com os autores, os produtos da
indústria cultural atrofiam o pensamento crítico dos seus
consumidores.
B) Correta. Para Adorno e Horkheimer, na indústria cultural a cultura perde sua força simbólica e crítica, se transfigurando em um mero produto de entreterimento.
C) Incorreta. A cultura não perde seu valor de mercado graças a tecnologia.
D) Incorreta. Os produtos da indústria cultural não contribuem para a autonomia de seus consumidores.
E) Incorreta. Os produtos da indústria cultural, de acordo com os autores, não tornam a cultura mais sofisticada.



Fonte: Editora Bernoulli e Poliedro.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”