Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Filosofia/SociologiaEpistemologia

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: 28 Dez 2011, 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Agradeceu: 623 vezes
Agradeceram: 1043 vezes
Jan 2024 15 20:32

Epistemologia

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Imagine que, ao chegar do trabalho, João descobre que seu apartamento pegou fogo. Chocado com as perdas, João desabafa com um amigo: “eu sei que meu apartamento pegou fogo, mas não acredito nisso!” Seria esse um contraexemplo à necessidade da crença na análise de conhecimento? É possível alguém saber que [tex3]p[/tex3] sem acreditar que [tex3]p[/tex3] ?

As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
Avatar do usuário

guilheroas
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: 30 Dez 2023, 17:00
Última visita: 19-03-24
Jan 2024 16 16:15

Re: Epistemologia

Mensagem não lida por guilheroas »

A necessidade da crença na analise de conhecimento seria a base necessária para alguém realmente conhecer um conceito, possuindo três princípios básicos: o conceito ser verdadeiro, a pessoa acreditar no conceito e a pessoa estar justificada em sua crença em relação ao contexto
No exemplo, João acredita que o apartamento não pegou fogo realmente, porém ele de fato esteve em chamas, logo João não segue um dos princípios propostos pela analise de conhecimento e ao mesmo tempo desconhece o conceito de fato, o que condiz com a teoria dada
Um contraexemplo a necessidade da crença na analise de conhecimento seria a apresentação de um conceito no qual mesmo seguindo as três regras, a pessoa ainda desconheça o próprio conceito ou alguém conhecer um conceito de fato e ao mesmo uma ou mais das três regras não serem válidas

Sobre ser possível alguém conhecer p sem acreditar em p, a necessidade da crença na análise diz que não, isto quebra diretamente uma das regras que ela mesmo propõe, e, no geral, qualquer linha filosófica ou racional tem tendido a seguir essa idéia

Responder

Voltar para “Filosofia/Sociologia”