Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Filosofia/SociologiaSobre a Cultura do Pagar é Bom, mas Pagar mais Caro é ainda melhor...

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: 05 Dez 2021, 12:02
Última visita: 12-06-23
Jun 2023 06 13:32

Sobre a Cultura do Pagar é Bom, mas Pagar mais Caro é ainda melhor...

Mensagem não lida por lmtosta »

Bom dia a todos.


Os mais antigos deste fórum me conhecem e sabem que eu costumava participar regularmente deste espaço, ajudando pessoas com dúvidas em Química e, ocasionalmente, Física e Matemática!!!!!!!!!

Adoro, amo de paixão mesmo, participar deste espaço e ajudar pessoas. Ocasionalmente, também sou ajudado e tudo isto me realiza como pessoa!!!!!!!!

Entretanto, de março para cá, meu tempo tornou-se escasso. Isto porque, fora da internet, sou servidor público de um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e, até março último, éramos em 3 contabilistas com mais o contador-chefe no Setor de Contabilidade e Financeiro!!!!!!!!

Porém, 2 dos nossos contabilistas passaram em outro concurso e pediram exoneração do nosso. Como não temos concurso em aberto, tive que assumir cumulativamente o trabalho dos 2 contabilistas que saíram para poder auxiliar o contador-chefe. Com isso, não estou podendo participar ativamente daqui, deste espaço!!!!!!!!!

Estou conseguindo um tempinho agora, durante minhas férias, para passar por este espaço que tanto me agrada!!!!!!!!!!

E é justamente neste interim, de março a fim de maio, que algo curioso me chamou a atenção e passei a correlacionar com outros fenômenos sociais de me passado. Gostaria que alguém pudesse explicar isto, preferencialmente em termos sociais!!!!!!!!!

O fenômeno a que me refiro é a Declaração Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física!!!!!!!!!!

As ideias e conceitos envolvidos na referida declaração para a Receita Federal são muito simples, bem como a Matemática envolvida (sequer esta Matemática vai além daquilo aprendido na 8ª Série do Fundamental, tão básica é a mesma)!!!!!!!!!!

Antigamente, na época dos meus pais, ainda era necessário que as pessoas efetuassem os cálculos manualmente e deduzissem os resultados manualmente para declarar seu imposto. Hoje em dia, sequer isto acontece. O próprio programa da Receita Federal calcula o imposto a pagar ou restituir. O usuário só precisa alimentar os dados no sistema, e este faz todo o resto!!!!!!!!!

Mais fácil do que isso, praticamente impossível!!!!!!!!!

Com algumas exceções, de pessoas com volume maior e mais diversificado de negócios, o IRPF da maioria esmagadora de pessoas é a coisa mais fácil e ridícula de se fazer!!!!!!!!!!!

Alguém pode alegar que digo ser fácil por eu ser um profissional da Contabilidade, mas não. Conheço inúmeras pessoas que declaram o imposto de renda sem entregar para um contador ou técnico contábil fazer!!!!!!!!!

Na minha família, por exemplo. Sou o único com formação contábil e ninguém paga para declarar seus impostos. Segundo eles, é como pagar para um eletricista trocar uma lâmpada, tão fácil é a tarefa!!!!!!!!!!

E nessa, quem ganha obviamente são os escritórios de contabilidade, cobrando valores absurdos que vão de R$ 100,00 a R$ 400,00, faturando horrores sobre algo simples!!!!!!!!!!

O pior é a população, que acha que paga por vezes barato por isso!!!!!!!!!

Tenho uma cunhada empresária, no ramo de ar condicionado. O contador dela queria R$ 300,00 para declarar o IR dela. Ela achou muito caro e passou para uma outra contadora, que cobrou (nas palavras da minha cunhada) "só R$ 110,00"!!!!!!!!!!

Achando aquilo curioso, aproveitei que fui na casa dela neste último fim de semana e pedi que ela me emprestasse o laptop!!!!!!!!!

Sentei do lado dela, pedi os documentos necessários para declarar IR e fui no passo a passo!!!!!!!!!

Iniciei baixando no lap dela o programa de IRPF 2023. Feito isso, entrei no programa e fui mostrando para ela o preenchimento dos campos da declaração, um por um, e os respectivos CNPJs!!!!!!!!!

Ao lançar as informações de rendimento, automaticamente o programa calculou o valor da DARF que ela precisava pagar por uma diferença devida. Agora era só enviar a declaração e ela pagar a DARF. Não fiz isto pois a contadora já tinha feito para ela!!!!!!!!!

Pedi para ela me trazer a declaração que a contadora dela fez e que cobrou R$ 110,00 para fazer. Naturalmente, bateu 100% com o que fiz e mostrei para ela ali mesmo. Era só enviar!!!!!!!!!!

Ela ficou surpresa com quão fácil era declarar IR e se sentiu relativamente mal por desembolsar R$ 110,00!!!!!!!!!

No entanto, o mais surpreendente veio a seguir. Ela falou que ainda continuaria pagando para declararem o IR dela porque se sente mais segura quando um profissional "coloca as mãos" neste problema a resolver dela. Por um triz não rompo relações ali mesmo. Vai se danar!!!!!!!!!!

Curiosamente, noto fenômenos semelhantes em outras pessoas e outros contextos!!!!!!!!!!

É comum pessoas em geral deduzirem que algo é melhor por ser tão somente mais caro, achando que coisas mais baratas necessariamente não prestam. Para esses eu digo: "quer pagar mais caro por pagar, idiota, fique à vontade. Desse jeito não terá as coisas na vida"!!!!!!!!!!!

Também é comum pessoas acharem que livros e materiais editoriais maiores e mais longos também são melhores do que livros e materiais finos, com menos páginas!!!!!!!!!!!

Ironicamente, um dos melhores livros de Química Geral que conheço, do Instituto Mauá, cujo autor é Izrael Rosenberg, custava, quando comprei, pouco mais de R$ 50,00 de modo que livros inferiores, como do John Russell, embora bom era inferior ao do Rosenberg, e custava mais de R$ 110,00. Eis o exemplo de que preço nem sempre condiz com qualidade. Russell, Mahan, Bassolo, etc, trazem sempre a mesma abordagem, embora com rigor matemático diferente. Rosenberg realmente inovava no ensino de Química Geral, dando muita ênfase na parte Física quando necessário!!!!!!!!!

Quanto ao número de páginas, a situação é ainda mais absurda!!!!!!!!!!

John Forbes Nash revolucionou a Economia com sua Teoria dos Jogos, contestando mais de 150 anos de análise econômica de Adam Smith em pouco mais de 30 páginas da sua Tese de Doutorado!!!!!!!!

Quantas são as pessoas no mundo capazes de revolucionar o que quer que seja em apenas 30 páginas de uma Tese de Doutorado????????

Ou seja, tamanho nem sempre é documento!!!!!!!!!!

Seguindo esta linha de raciocínio do pagar e pagar mais caro, o absurdo é tamanho que se fôssemos levar isto à risca, correríamos o risco de errar, afirmando que nada de bom sai deste fórum pelo simples fato dele ser gratuito e de amplo acesso!!!!!!!!!!!

Contrariamente a estas expectativas burras, sabemos o quanto este espaço é bom e quanta gente de ótimo nível contribui e participa aqui, em todos os níveis e áreas, inclusive melhor que muito cursinho pré-vestibular e para concurso que existe por aí!!!!!!!!!

E, pasmem: é gratuito!!!!!!!!!!

Gostaria de pedir a participação de todos, mas com algum destaque para o pessoal da Filosofia e Sociologia que, acredito eu, analisam e estudam estes fenômenos de cunho social!!!!!!!!!

Avatar do usuário

Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: 23 Set 2019, 13:54
Última visita: 29-01-24
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 1 vez
Nov 2023 08 17:19

Re: Sobre a Cultura do Pagar é Bom, mas Pagar mais Caro é ainda melhor...

Mensagem não lida por Menitham »

Em um blog como o Hardmob, ja estudei muitas histórias sociais desse tipo. Talvez tua observações seriam mais uteis lá.

Imagina o tanto de observação curiosa e util para a população mais leiga e também para quem quer sair dessa armadilha que é se achar impossibilitado organizar sua própria vida. Falta atitude no povo Brasileiro

Editado pela última vez por Menitham em 08 Nov 2023, 17:20, em um total de 1 vez.
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Filosofia/Sociologia”