Filosofia/SociologiaIluministas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
FelipeSales
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: 29 Dez 2022, 18:34
Última visita: 25-01-23
Jan 2023 24 15:46

Iluministas

Mensagem não lida por FelipeSales »

As tensões que envolveram os monarcas, a nobreza e a burguesia na Europa geraram um situação pré-revolucionária. Nesse contexto existem grandes nomes envolvidos para questionar o poder dos reis absolutistas em busca de uma nova ordem política. Em razão disso o pensamento iluminista se apresenta assim estruturado:
imagem_2023-01-24_154502248.png
imagem_2023-01-24_154502248.png (17.86 KiB) Exibido 628 vezes
Jonh Locke costuma ser considerado como o precursor do liberalismo, tendo lançado as bases da filosofia política iluminista. Em sua obra defendia a ideia de que os homens eram portadores de direitos naturais como a vida, a liberdade e a propriedade. Para garantir que todos os indivíduos usufruíssem seus diretos, os homens criaram os governos que recebiam autoridade e o dever de garantir os direitos das pessoas.

Nesse contexto, sobre outros pensadores iluministas que também se destacaram, analise as afirmativas a seguir:
I- Voltaire foi um dos maiores nomes do iluminismo, criticava violentamente a Igreja e o Clero embora fosse deísta.
II- Montesquieu, também iluminista, focava na divisão dos poderes, em que o governante passava a ser apenas o executor da vontade da sociedade conforme leis regidas por legisladores e julgadas pelos tribunais, o que limitaria o poder absolutista dos reis.
III- Rousseau foi o grande defensor da democracia, não como a compreendida atualmente, indissociável de eleição e de voto universal, mas como a expressão da vontade geral do povo de uma nação.

Comparando as ideias apresentadas pelos iluministas em I, II e III, é CORRETO afirmar que:
A) Os iluministas de I e II defendiam uma linha de transformação moderada no iluminismo.
B) O liberalismo político para os iluministas I, II e III significava três poderes, constituição, eleições e liberdade de expressão.
C) O iluminista III apesar de defender uma linha de transformação radical no iluminismo criticava a propriedade privada e defendia a constituição.
D) O iluminista II defendia a superação do absolutismo, tendo como arma para isso a revolução.
Resposta

Alternativa A

Avatar do usuário

Masterplan
Junior
Mensagens: 16
Registrado em: 19 Jul 2018, 20:32
Última visita: 11-03-24
Jan 2023 25 19:58

Re: Iluministas

Mensagem não lida por Masterplan »

I- Essa afirmação é correta. Voltaire foi um dos principais nomes do Iluminismo e criticou a Igreja e o Clero por causa de sua intolerância e dogmatismo. Ele era deísta, ou seja, acreditava em um Deus criador, mas não aceitava as doutrinas da Igreja Católica.

II- Essa afirmação também é correta. Montesquieu foi um dos principais teóricos do Iluminismo e propôs a divisão dos poderes como uma forma de limitar o poder absolutista dos reis. Ele defendia a separação dos poderes legislativo, executivo e judiciário, para garantir que nenhum poder fosse predominantemente maior que os outros e assim se evitava o abuso de poder.

III- Essa afirmação é correta. Rousseau foi um dos mais influentes filósofos do Iluminismo e defendeu a democracia como expressão da vontade geral do povo. Ele acreditava que a democracia devia ser baseada na participação direta do povo nas decisões políticas, e não apenas na eleição de representantes.

Rousseau por defender uma democracia direta, acaba por ser o mais radical, sabendo-se que hoje a democracia é indireta pela escolhas de legisladores e representantes.

Responder

Voltar para “Filosofia/Sociologia”