Filosofia/SociologiaÉ comum perder a vontade de viver? Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
EinsteinGenio
Elite
Mensagens: 213
Registrado em: Qua 23 Set, 2020 21:23
Última visita: 16-05-23
Jan 2022 12 10:30

É comum perder a vontade de viver?

Mensagem não lida por EinsteinGenio »

Quanto mais os dias passam eu perco minha vontade de viver,mas jesus disse:No mundo terás aflições,tenha bom ânimo,pois eu venci o mundo,Jesus quis dizer que somos egoístas,só pensamos em nos mesmos,o que Jesus quis dizer com essa frase?

Dê sua opinião.



A solidão faz mentes brilhantes,pelo simples fato de que a solidão te faz pensar.
O Gênio pensa fora do senso comum,porque o senso comum é o pensamento do povo.
Quando a ciência entra em um beco sem saída,surge o Gênio para solucionar o problema.

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jan 2022 12 10:45

Re: É comum perder a vontade de viver?

Mensagem não lida por csmarcelo »

Esses seus pensamentos estão associados à depressão na grande maioria dos casos. Depressão é uma doença da mente e necessita de suporte adequado.

Por favor, procure ajuda para uma avaliação adequada e, se for o caso, tratamento.

Conheço uma psicóloga que talvez possa lhe ajudar.

Bianca Machado - (21) 960110319 (telefone e whatsapp)




FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2194
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 27-03-24
Jan 2022 12 10:52

Re: É comum perder a vontade de viver?

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Quando Jesus diz que venceu o mundo, o sentido é bem diferente do que de uma pessoa moderna com depressão que teve "coragem de acordar e ir trabalhar, apesar do mundo cruel". Jesus cumpriu a missão que lhe foi dada pelo Deus Pai e conseguiu espalhar sua mensagem de salvação pelo mundo apesar da perseguição. Se você perdeu a vontade de viver, é bom procurar ajuda.


φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Jan 2022 14 12:16

Re: É comum perder a vontade de viver?

Mensagem não lida por lmtosta »

A morte chegará para todos, independente de você querer viver ou não.

E a vida é chata e ruim sim, pois poucas coisas dão certo de fato em nossas vidas. Vivemos, a maioria de nós pelo menos, com 2% de satisfação e 98% de frustração em nossas breves existências.

Meu sonho de menino, por exemplo, era ser um pesquisador importante na área de Física ou Astronomia e ter oportunidades de vencer nesse sentido.

Por razões que não convém trazer aqui, acabei me graduando em Química, fiz mestrado em Físico-Química, percebi as sujeiras do meio acadêmico nacional, caí fora do meio acadêmico, não consegui emprego na área, tive que mudar de área de atuação antes que eu afundasse de vez sem ter emprego e hoje trabalho como um reles Técnico em Contabilidade numa Autarquia Pública.

Minha vida deu certo????????

Não mesmo.

Poderia ter sido diferente se eu morasse em um país desenvolvido????????

Possivelmente.

Perdi a vontade de viver ao longo do tempo????????

Várias e várias vezes.

Sou feliz????????

Por incrível que pareça, SIM, dentro de minhas possibilidades.

Mas como???????

Bem, quaisquer que sejam nossas tribulações, se pararmos para refletir sobre como e onde estamos e o que temos, olhando de uma perspectiva mais simples, podemos perceber o quão é gostoso aproveitar ao máximo o pouco que temos.

O prazer de um jogo de vídeo-game, o prazer da companhia de alguém legal, o prazer de ler um livro de Astronomia ou de Química sem compromisso, mas sim por mero prazer e satisfação.

Até mesmo o prazer de ler algo sobre contabilidade ou qualquer outro assunto.

O prazer de estar em um campo aberto, abrir os braços e sentir aquele vento gelado e gostoso batendo em nós.

O prazer de ver 2 pássaros "brigando" para ver quem fica com a minhoca caçada.

O prazer de sentar nas raízes de uma árvore e respirar gostoso.

Enfim, tudo isso conta!!!!!!!!


Pense sobre isso.


A verdadeira felicidade está nas pequenas coisas da vida!!!!!!!!!!!


Pelo menos para mim.



Avatar do usuário
Menitham
1 - Trainee
Mensagens: 141
Registrado em: Seg 23 Set, 2019 13:54
Última visita: 29-01-24
Jan 2024 29 12:09

Re: É comum perder a vontade de viver?

Mensagem não lida por Menitham »

"A Vontade de Viver" é um tema central na filosofia de Nietzsche, que contrasta com as ideias de Schopenhauer sobre a vontade de viver.

Para Schopenhauer, a vontade de viver é uma força cega e insaciável que impulsiona a existência, causando sofrimento e insatisfação. Ele acreditava que a única maneira de transcender esse sofrimento era através da negação da vontade, atingindo um estado de resignação e desapego.

Por outro lado, Nietzsche abraça a vontade de viver como uma força vital e criativa. Ele vê o sofrimento como parte integrante da existência, mas acredita que é possível encontrar significado e superação através da afirmação da vida, do desenvolvimento do indivíduo e da criação de novos valores.

Ou somos hiperbólicos, ou somos esféricos




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”