Filosofia/SociologiaCheguei a conclusão que o sistema de notas é ridículo! Tópico resolvido

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EinsteinGenio
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Jan 2022 02 13:40

Cheguei a conclusão que o sistema de notas é ridículo!

Mensagem não lida por EinsteinGenio »

Estudei na escola com o conceito montessoriano,e lá só tinha bom,muito bom e excelente,não tinha nota baixa para humilhar o aluno,veja a nota só calcula o conhecimento do aluno e consequentemente o desempenho,mas não calcula a inteligência do aluno,pois a inteligência depende de vários fatores ou variáveis,não estou falando de conhecimento e sim de poderes mentais,inteligência também é um poder mental,capacidade mental ou processo mental,entendem onde eu quero chegar?

O que vocês acham?



A solidão faz mentes brilhantes,pelo simples fato de que a solidão te faz pensar.
O Gênio pensa fora do senso comum,porque o senso comum é o pensamento do povo.
Quando a ciência entra em um beco sem saída,surge o Gênio para solucionar o problema.

lmtosta
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Jan 2022 02 20:51

Re: Cheguei a conclusão que o sistema de notas é ridículo!

Mensagem não lida por lmtosta »

Concordo parcialmente.

É verdade que o sistema de ensino tradicional prioriza a avaliação de conhecimentos adquiridos por leitura e treino de exercícios "mecanizados" em detrimento da avaliação de habilidades e competências tão ou mais importantes para a vida, como a criatividade, inovação, perspicácia e inteligência.

Mas não acredito que a raiz do problema esteja no sistema de notas por pontuação, pois é possível conciliar o sistema de pontuação com estas características desejáveis, embora um certo grau de subjetividade seja necessário ao atribuir pontos.

As notas baixas são tidas como sinônimo de humilhação por conta da cultura criada por pais e mestres de tempos passados como modo de forçar os estudantes a se dedicarem e irem bem nas avaliações. Na época, pouco ou nada se pensava sobre as possíveis consequências psicológicas daquilo.

O problema que surge ao se utilizar métodos de avaliação diferentes daqueles de pontuação consiste na maior demanda de subjetividade ao se avaliar o estudante.

Por exemplo:
aquilo que um professor entende como "bom" pode ser visto como "muito bom" ou mesmo "excelente" por outro professor e isto pode provocar uma dispersão significativa ao se interpretar os resultados da avaliação ao ponto de prejudicá-la. Afinal, o aluno foi "bem", "muito bem" ou "excelente"????? O que significa cada um dos qualificadores?????? Como garantir que cada professor aplicou os qualificadores de modo justo e imparcial?????

O sistema de pontuação, por outro lado, oferece as seguintes vantagens:
1) Maior grau de objetividade da avaliação;
2) Maior nível de impessoalidade da análise por conta de critérios melhor definidos;
3) Possibilita significativo grau de precisão da verificação do aluno com grau de confiança estatístico superior a 90%;
4) Aproxima-se de uma verificação justa por se pautar em métodos estatísticos que incluem a amostragem (diversidade dos assuntos cobrados em prova).

No entanto, sou capaz de admitir que o sistema de notas e pontos é estupidamente mal utilizado e aplicado pelos professores, seja por ignorância e falta de conhecimento, seja por preguiça e praticidade mesmo.

Por exemplo:
se eu fosse professor e a média para aprovação dos alunos fosse de 70 pontos, jamais reprovaria ou mandaria para exame final um aluno que fechasse o ano com média de 64 pontos!!!!!!

Isto porque a avaliação escolar é um processo de medição, assim como outros. E, assim como em todo processo de medição, ao avaliar conhecimentos e outras habilidades e competências também incorremos em erros, como previsto em análises estatísticas!!!!!!

Não somente o erro inerente a uma possível falha de comunicação entre emissor e receptor, como também um erro associado a algum conhecimento que o aluno poderia saber e não foi cobrado na prova, bem como um erro no desdobramento da análise da resolução por parte da subjetividade do professor!!!!!!!

Portanto, se considerarmos uma margem de erro de 10%, por exemplo, considerando que o aluno tirou 64 pontos na média anual, teríamos estatisticamente 6 pontos para mais ou para menos a considerar.

Então, isto significa que a nota final do aluno ficaria entre 58 e 70 pontos!!!!!!

Considerando um certo grau de subjetividade de todo processo avaliativo, assim como considerando que nenhuma avaliação é perfeita, não há problema algum em admitir que o estudante em questão atingiu estatisticamente a média necessária para aprovação!!!!!!

Porém, nada há de se fazer com o cara que tira 30 pontos, por exemplo.

Nesse caso, nem a Estatística ajuda!!!!!!

Creio que uma possível solução para o problema seja trabalhar no sentido de acabar com a cultura de que a nota baixa seja sinônimo de humilhação!!!!!!!!

Nossos pais e mestres trazem essa ideia do passado e, por isso, a nota baixa é vista com tanto repúdio, quando na verdade deveria servir tão somente de alerta de que algo não vai bem nos estudos, por exemplo!!!!!!!

Pretendo ser pai tão logo possível e tentarei de tudo para evitar essa imagem aterrorizante da nota baixa. Esta última deve ser vista como um sinal de alerta para melhorar e não como o fim dos tempos, como parece para muitos!!!!!!

Também não acredito que o aluno deva ser aprovado independentemente de qualquer coisa. A reprovação pode ser benéfica e necessária para o melhor desenvolvimento do estudante, se necessário!!!!!!!

O que não é legal é que isto vire um terrorismo, como fazem pais e mestres!!!!!!

Enfim, esta é minha visão!!!!!!




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EinsteinGenio
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Jan 2022 02 21:50

Re: Cheguei a conclusão que o sistema de notas é ridículo!

Mensagem não lida por EinsteinGenio »

lmtosta escreveu:
Dom 02 Jan, 2022 20:51
Concordo parcialmente.

É verdade que o sistema de ensino tradicional prioriza a avaliação de conhecimentos adquiridos por leitura e treino de exercícios "mecanizados" em detrimento da avaliação de habilidades e competências tão ou mais importantes para a vida, como a criatividade, inovação, perspicácia e inteligência.

Mas não acredito que a raiz do problema esteja no sistema de notas por pontuação, pois é possível conciliar o sistema de pontuação com estas características desejáveis, embora um certo grau de subjetividade seja necessário ao atribuir pontos.

As notas baixas são tidas como sinônimo de humilhação por conta da cultura criada por pais e mestres de tempos passados como modo de forçar os estudantes a se dedicarem e irem bem nas avaliações. Na época, pouco ou nada se pensava sobre as possíveis consequências psicológicas daquilo.

O problema que surge ao se utilizar métodos de avaliação diferentes daqueles de pontuação consiste na maior demanda de subjetividade ao se avaliar o estudante.

Por exemplo:
aquilo que um professor entende como "bom" pode ser visto como "muito bom" ou mesmo "excelente" por outro professor e isto pode provocar uma dispersão significativa ao se interpretar os resultados da avaliação ao ponto de prejudicá-la. Afinal, o aluno foi "bem", "muito bem" ou "excelente"????? O que significa cada um dos qualificadores?????? Como garantir que cada professor aplicou os qualificadores de modo justo e imparcial?????

O sistema de pontuação, por outro lado, oferece as seguintes vantagens:
1) Maior grau de objetividade da avaliação;
2) Maior nível de impessoalidade da análise por conta de critérios melhor definidos;
3) Possibilita significativo grau de precisão da verificação do aluno com grau de confiança estatístico superior a 90%;
4) Aproxima-se de uma verificação justa por se pautar em métodos estatísticos que incluem a amostragem (diversidade dos assuntos cobrados em prova).

No entanto, sou capaz de admitir que o sistema de notas e pontos é estupidamente mal utilizado e aplicado pelos professores, seja por ignorância e falta de conhecimento, seja por preguiça e praticidade mesmo.

Por exemplo:
se eu fosse professor e a média para aprovação dos alunos fosse de 70 pontos, jamais reprovaria ou mandaria para exame final um aluno que fechasse o ano com média de 64 pontos!!!!!!

Isto porque a avaliação escolar é um processo de medição, assim como outros. E, assim como em todo processo de medição, ao avaliar conhecimentos e outras habilidades e competências também incorremos em erros, como previsto em análises estatísticas!!!!!!

Não somente o erro inerente a uma possível falha de comunicação entre emissor e receptor, como também um erro associado a algum conhecimento que o aluno poderia saber e não foi cobrado na prova, bem como um erro no desdobramento da análise da resolução por parte da subjetividade do professor!!!!!!!

Portanto, se considerarmos uma margem de erro de 10%, por exemplo, considerando que o aluno tirou 64 pontos na média anual, teríamos estatisticamente 6 pontos para mais ou para menos a considerar.

Então, isto significa que a nota final do aluno ficaria entre 58 e 70 pontos!!!!!!

Considerando um certo grau de subjetividade de todo processo avaliativo, assim como considerando que nenhuma avaliação é perfeita, não há problema algum em admitir que o estudante em questão atingiu estatisticamente a média necessária para aprovação!!!!!!

Porém, nada há de se fazer com o cara que tira 30 pontos, por exemplo.

Nesse caso, nem a Estatística ajuda!!!!!!

Creio que uma possível solução para o problema seja trabalhar no sentido de acabar com a cultura de que a nota baixa seja sinônimo de humilhação!!!!!!!!

Nossos pais e mestres trazem essa ideia do passado e, por isso, a nota baixa é vista com tanto repúdio, quando na verdade deveria servir tão somente de alerta de que algo não vai bem nos estudos, por exemplo!!!!!!!

Pretendo ser pai tão logo possível e tentarei de tudo para evitar essa imagem aterrorizante da nota baixa. Esta última deve ser vista como um sinal de alerta para melhorar e não como o fim dos tempos, como parece para muitos!!!!!!

Também não acredito que o aluno deva ser aprovado independentemente de qualquer coisa. A reprovação pode ser benéfica e necessária para o melhor desenvolvimento do estudante, se necessário!!!!!!!

O que não é legal é que isto vire um terrorismo, como fazem pais e mestres!!!!!!

Enfim, esta é minha visão!!!!!!
Sim,pode ser isso,no conceito montessoriano,o aluno não precisa copiar do quadro,ele aprende a ler e escrever em um quadrado cheio de areia para escrever as letras do alfabeto,não tem nota,só conceito de bom,muito bom e excelente,porque cada Professor tem consciência de que cada aluno tem o seu próprio tempo de aprendizado,e tempo para crescer com inteligência pessoal e como indivíduo.Antigamente se discutia muito o método montessoriano,hoje se discute o sistema educacional da Finlândia que é um dos melhores do mundo ou senão o melhor.Leia o metodo da Maria Montessori ela fez o método montessoriano para aumentar o desempenho dos alunos com necessidades especiais.
Última edição: EinsteinGenio (Dom 02 Jan, 2022 21:52). Total de 1 vez.


A solidão faz mentes brilhantes,pelo simples fato de que a solidão te faz pensar.
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FelipeMartin
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Jan 2022 02 21:54

Re: Cheguei a conclusão que o sistema de notas é ridículo!

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Pra quê notas? Notas foram uma invenção relativamente recente, e, só faz sentido atribuir notas quando pensamos num "sistema de ensino" massificado e burocratizado, como o que temos hoje. Uma tutoria não precisa de notas, o aprendizado transparece pois ele é o essencial.

Na ""educação"" moderna, o aprendizado é um mero detalhe inconveniente que fica atrás do salário da escola e, claro, do estimado diploma!

Cada vez mais tarde as crianças aprendem o essencial da matemática e da gramática, para dar espaço a métodos construtivistas nos quais o professor perde seu papel de ensinar e passa a ser um amigo, quando não uma babá ou um terceiro pai prontinho pra injetar os valores dele no "seu" filho enquanto você trabalha para pagar por isso.

A escola moderna é uma fraude. Um puro engodo para dominar e remodelar a sociedade. Adestramento canino, digo... socialização, e nada mais.
Última edição: FelipeMartin (Seg 03 Jan, 2022 07:07). Total de 1 vez.


φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

lmtosta
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Re: Cheguei a conclusão que o sistema de notas é ridículo!

Mensagem não lida por lmtosta »

De fato, não conheço o método montessoriano e agradeço a recomendação!!!!!!

As licenciaturas são muito fracas e limitadas a um ou outro pensador da área de Educação.

Reconheço plenamente minhas limitações com relação a muitos dos temas que envolvem Educação!!!!!!

Penso que não somente o modelo finlandês, mas também os métodos dos demais países nórdicos PODERIAM e DEVERIAM ser adaptados à nossa realidade, pois de fato são os campeões inquestionáveis nos exames e avaliações internacionais.

É de se pensar sim, com toda certeza!!!!!!!

Imagino que uma adaptação direta já poderia garantir alguns degraus de subida no triste e deprimente ranking do Brasil em termos de Educação!!!!!!

Entretanto, não creio que mudanças e propostas verdadeiramente honestas como esta serão algum dia aplicadas neste país.

A cultura do papel, do diploma, do formalismo, da burocracia e do "tirar proveito das situações" está profundamente enraizada no povo brasileiro!!!!!!!

E atualmente é difícil vermos alguém querendo aprender de fato!!!!!!!

Por isso abandonei a carreira docente precocemente.



lmtosta
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Re: Cheguei a conclusão que o sistema de notas é ridículo!

Mensagem não lida por lmtosta »

FelipeMartin,

embora eu veja valor na avaliação por sistema de notas e pontos, de fato essa cultura do diploma que menciona é de extrema relevância!!!!!!

O Prêmio Nobel de Física, Richard Feynman, quando esteve no Brasil, realizou uma aula para alunos brasileiros e escreveu sua experiência sobre as impressões que teve dos nossos alunos.

Verificou, entre outras coisas, que o aluno só reconhecia uma situação prática quando se falava usando o mesmo "código", como quando nos familiarizamos com uma linguagem específica de um livro qualquer. Isto demonstrava claramente uma noção da linguagem, porém uma total falta de domínio do fenômeno analisado!!!!!!!!

Feynman mostrou, já em uma época anterior aos anos 80, como o Ensino brasileiro era pobre, fraco, artificial e "inexistente", pois não permitia que os estudantes aprendessem de fato a fenomenologia e a Ciência por trás dos fenômenos propriamente!!!!!!

Se tiver interesse, busque pela visita de Richard Feynman ao Brasil e o que escreveu sobre nossos estudantes.

Vale a pena a leitura!!!!!!!!

No mais, com ou sem notas e pontos, concordo que os sistemas de avaliação deveriam ser sim melhores elaborados e mais flexíveis para buscar refletir melhor a realidade.




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