TutorBrasil no YouTube(ENEM 2012 PPL) Relação Custo-Benefício

Divulgação do canal TutorBrasil no YouTube (youtube.com/tutorbrasil).
INSCREVA-SE: http://ttb.me/yt
Sugestões de melhorias no canal, discussão sobre os vídeos, sobre as técnicas de filmagem, áudio, ...

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Mai 2020 25 11:21

(ENEM 2012 PPL) Relação Custo-Benefício

Mensagem não lida por caju »

Olá a todos,

Essa questão gerou uma boa polêmica a respeito da resposta final. O INEP deu um gabarito oficial, e eu acho que deveria ter sido anulada. O que vocês acham?

Uma pizzaria oferece, no cardápio, duas opções de tamanhos e preços:

Pizza média (6 fatias): R$ 24,00
Pizza grande (8 fatias): R$ 32,00

Um grupo de jovens estava prestes a decidir o tipo de pizza com melhor custo-benefício, quando um dos amigos questionou ao garçom a respeito do diâmetro de cada uma das pizzas. A informação obtida foi de que os diâmetros das pizzas média e grande eram, respectivamente, 30 cm e 40 cm. Considerando que os dois tamanhos e preços das pizzas atendem o grupo e que não haverá desperdício, iniciou-se um debate entre eles:

• Alan: A pizza grande tem melhor custo-benefício, pois a área de sua fatia é superior à área da fatia da pizza média.
• Breno: A pizza média tem melhor custo-benefício, pois, como é dividida em menos fatias, cada fatia tem uma maior quantidade de pizza.
• Cleber: As duas apresentam a mesma relação custo-benefício, já que cada fatia custa R$ 4,00, independentemente da escolha do tamanho.
• Davidson: Como a razão entre os diâmetros e os preços das pizzas é a mesma, nenhuma das pizzas tem melhor custo-benefício que a outra.
• Eric: A pizza grande possui melhor relação custo- benefício, pois, independentemente do diâmetro, ela é dividida em um número maior de fatias.

Qual jovem apresentou o melhor argumento para a escolha da pizza?

A) Alan.
B) Breno.
C) Cleber.
D) Davidson.
E) Eric.



"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Mai 2020 25 11:24

Re: (ENEM 2012 PPL) Relação Custo-Benefício

Mensagem não lida por caju »

Vejam aqui minha resolução detalhada desta questão com toda argumentação do motivo que acho que deveria ser ANULADA:



É uma questão que cobra o conhecimento de relação custo-benefício.

Grande abraço,
Prof. Caju



"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “TutorBrasil no YouTube”