Interpretação de textoInterpretação de texto- Simulado Enem

Questões de interpretação de textos em inglês.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Nov 2018 02 10:01

Interpretação de texto- Simulado Enem

Mensagem não lida por Liliana »

Hoje o homem vive simultaneamente em todas as regiões da Terra. Dói-lhe o mundo inteiro como se fosse uma extensão sensível do seu corpo; os postes telegráficos e as ondas de rádio são as células nervosas deste imenso organismo a transmitir-lhes impressões e dores em forma de notícias. A primeira página de um jornal é o gráfico desta vida nervosa suplementar, estampando diariamente a curva de nossas tristezas universais, somando as parcelas do mundo em nosso comportamento mental e dividindo a nossa mal distraída atenção pelos quatro recantos da Terra. Nunca a unanimidade humana foi tão grande. Estamos interessados em tudo e todos. Das experiências termonucleares às pesquisas sobre a dor reumática. Das multidões esfomeadas da Índia à pobre menina brasileira que roubou um pão. Das reviravoltas políticas da África às usinas de alumínio do Canadá. Por isso mesmo, mereço este dia de praia e de sol, fechado por algum tempo nesta felicidade deslumbrada feita de orgânico egoísmo. Hoje eu não sofreria nem por mim mesmo. Nosso destino é morrer. Mas é também nascer. O resto é aflição de espírito.
(Paulo Mendes Campos. Unanimidade.)


O sentimento que mais se identifica com o “tom” manifestado pelo narrador, na maior parte do texto, é o de

A desespero.

B indiferença.

C alegria.

D amargura.

E insegurança.
Resposta

Gabarito: letra B.

Foi a primeira que eu eliminei, pois pra mim, o narrador claramente sofre com a situação do mundo, o que me levou à letra D.
Essa indiferença eu vi apenas no "hoje eu não sofreria nem por mim mesmo", mas isso é só no final, e não na maior parte do texto, como foi pedido no enunciado.
Alguém, por gentileza???




Avatar do usuário
pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: Qua 22 Jun, 2016 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Dez 2018 07 15:33

Re: Interpretação de texto- Simulado Enem

Mensagem não lida por pensadornato »

Talvez o significado explique a alternativa:
indiferença
substantivo feminino
1.
estado de tranquilidade daquele que não se envolve com as situações; desprendimento.
"via a morte com total i."
2.
falta de interesse, de atenção, de cuidado, de consideração; descaso; desdém.
"i. pela dor alheia"



O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Dez 2018 07 15:44

Re: Interpretação de texto- Simulado Enem

Mensagem não lida por Liliana »

Achei estranho...
O autor afirma no meio do texto que "Estamos interessados em tudo e todos" :|:|



Avatar do usuário
pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: Qua 22 Jun, 2016 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Dez 2018 07 15:48

Re: Interpretação de texto- Simulado Enem

Mensagem não lida por pensadornato »

Liliana escreveu:
Sex 07 Dez, 2018 15:44
Achei estranho...
O autor afirma no meio do texto que "Estamos interessados em tudo e todos" :|:|
Talvez você tenha razão,entretanto cada palavra no dicionário tem vários significados,até achar a palavra que encaixe é difícil.



O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Interpretação de texto”