História do BrasilPovos indígenas

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Estudioso
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 00:13
Última visita: 02-05-21
Jan 2021 18 19:53

Povos indígenas

Mensagem não lida por Estudioso »

Leia, atentamente, o trecho a seguir:

"Difícil imaginar o impacto e o significado da 'descoberta de um Novo Mundo'. Novo, porque ausente dos mapas europeus; novo,porque repleto de animais e plantas desconhecidos;novo, porque povoado por homens estranhos, que praticavam a poligamia,andavam nus e tinham por costume fazer a guerra e comer uns aos outros. Eram canibais, afirmavam os primeiros relatos,cheios de curiosidade, exotismo e imaginação."

No momento que antecedeu a chegada de Pedro Álvares Cabral, é correto afirmar que os povos indígenas da terra que, anos depois, seria chamada de Brasil estavam organizados em dois grandes grupos:

a) os Tapuia, do tronco Tupi, e os Tupari, do tronco Macro-Jê.
b) os Tapuia e os Tupi-Guarani, ambos com significativa semelhança linguística e cultural.
c) os Tupi-Guarani e os que por ele eram chamados - como forma de ressaltar a sua irmandade e proximidade cultural - de Tapuia.
d) os Tupi-Guarani e os por eles chamados de Tapuia, termo que descrevia gente bárbara, desprovida de agricultura, rede, cerâmica e aldeia.




Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2021 04 15:35

Re: Povos indígenas

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Verifique esse trecho
À medida que os colonizadores foram explorando o território, perceberam que essas populações dividiam-se em centenas de povos que falavam línguas distintas, tinham costumes e hábitos diferentes.
Estima-se que na época eram faladas cerca de 1.300 línguas indígenas diferentes.

Para estudarmos os povos indígenas, estes foram agrupados de acordo com as semelhanças existentes entre suas línguas. Desta forma são reunidos povos com características culturais comuns.

A classificação linguística reconhece a existência de dois troncos principais (tupi e macro-jê) e de outras seis famílias linguísticas de significativa importância (aruak, arawá, karib, maku, tukano e yanomami), além de muitas línguas sem filiação definida, não classificadas ou isoladas.

Atualmente essa população está distribuída em aproximadamente 215 etnias, que falam cerca de 170 línguas diferentes, excluindo-se os índios isolados. Muitos índios falam unicamente sua língua, desconhecendo o português e outros falam o português como sua segunda língua.

Aproximadamente 60% da população indígena brasileira vive na região designada como Amazônia Legal, área esta que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e, que possuem em seu território trechos da Floresta Amazônica, entretanto registra-se a presença de grupos indígenas em praticamente todos os estados brasileiros. Apenas no Rio Grande do Norte, Piauí e no Distrito Federal não se encontra grupos indígenas.

Os principais grupos indígenas brasileiros em expressão demográfica são: Tikuna, Tukano, Macuxi, Yanomami, Guajajara, Terena, Pankaruru, Kayapó, Kaingang, Guarani, Xavante, Xerente, Nambikwara, Munduruku, Mura, Sateré-Maué, entre outros.
Mas, durante o período do descobrimento,
Os portugueses conheceram primeiro os povos que viviam no litoral. Por terem traços culturais semelhantes entre si, eles receberam dos colonizadores uma denominação geral: Tupi ou Tubinambá. Os outros grupos que tiveram menor contato, como os povos que habitavam o interior do território e que não falavam a língua que os jesuítas deram o nome de "língua geral" ou "língua mais usada na costa do Brasil", os portugueses deram o nome de Tapuia.

b) falso. o segundo trecho mostra certa diferença linguística entre os grupos, conforme apontado pelos colonizadores
c) falso. os tapuia eram qualquer grupo diferente dos tupi, conforme apontado no segundo trecho
d) falso. os tapuia eram qualquer grupo diferente dos tupi, como também apontado no segundo trecho. era apenas algo mais exótico, não algo desprovido de tecnologias indígenas

Acredito que seja letra A




Responder

Voltar para “História do Brasil”