História do BrasilBandeirantes

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Estudioso
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 00:13
Última visita: 02-05-21
Jan 2021 18 18:36

Bandeirantes

Mensagem não lida por Estudioso »

Leia, atentamente, o trecho a seguir:
"A partir da década de 1580, a despeito das restrições impostas pela legislação portuguesa, os colonos começaram a favorecer a apropriação direta do trabalhador indígena através de expedições predatórias ao sertão."

As restrições impostas pela legislação portuguesa de que trata Monteiro (como no caso da "Lei de Liberdade dos Gentios" e das leis subsequentes) ao lado dos aldeamentos missionários jesuíticos, representavam algumas barreiras à expansão dos bandeirantes paulistas.
Acerca dessa configuração, que durou até as primeiras décadas do século XVIII,é correto afirmar que:

a) a diminuição dos bandeiras no início do século XVIII se deveu, entre outros fatores, à expansão da economia mineira das Gerais.
b) já no início do século XVII, escravos de origem africana, em função de baixo custo relativo, formavam a base da mão de obra da região da Capitania de São Paulo.
c) os aldeamentos jesuíticos existiam como comunidades autossuficientes que alimentavam, regular e pacificamente, os colonos nas suas necessidades de mão de obra.
d) a despeito da abundância de tribos indígenas nos sertões da então "Capitania de São Paulo e Minas de Ouro", o movimento bandeirante decaiu por conta da crescente força política dos jesuítas.




Responder

Voltar para “História do Brasil”