História do BrasilPalmares

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Estudioso
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 00:13
Última visita: 02-05-21
Jan 2021 18 18:32

Palmares

Mensagem não lida por Estudioso »

"Porém, esta mesma liberdade assim considerada seria a total destruição do Brasil, porque conhecendo os demais negros que por este meio tinham conseguido o ficar livres, cada cidade, cada vila, cada lugar, cada engenho, seriam logo outros tantos Palmares, fugindo e passando-se aos matos com todo o seu cabedal, que não é outro mais que o próprio corpo."

No imaginário nacional,os Palmares citados por Vieira (apud BOSI, 2011) talvez figurem como a expressão mais bem-acabada da resistência negra contra a instituição da escravidão.
Sobre essa experiência tão marcante da história brasileira e contra a qual se insurgiu Padre Antônio Vieira, temeroso de que ela fosse replicada, podendo levar à "total destruição do Brasil", é correto afirmar que:

a) os palmaristas formaram uma comunidade autossuficiente isolada das vilas,cidades e aldeamentos do entorno.
b) as expedições enviadas para destruir os quilombos de Palmares foram todas, ao longo do século XVII, do governo português.
c) os palmaristas alcançaram o seu período de maior ascensão e fortalecimento durante o domínio holandês em parte do território brasileiro, entre 1630 e 1654.
d) os quilombos de Palmares eram formados por diversos mocambos que reproduziam, na sua organização política interna, a escravidão praticada no sistema colonial.




Responder

Voltar para “História do Brasil”