História do Brasil(UECE-2017) - Era Vargas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
onilecra
Avançado
Mensagens: 127
Registrado em: Sex 17 Jul, 2020 21:28
Última visita: 07-11-20
Nov 2020 06 20:27

(UECE-2017) - Era Vargas

Mensagem não lida por onilecra »

Eleito para governar o Brasil, no período de janeiro de 1951 a janeiro 1956, Getúlio Vargas não conseguiu terminar o seu mandato, que acabou em agosto de 1954, devido


A) ao seu suicídio, motivado pelas pressões da oposição, liderada pela UDN, que usou contra ele a insatisfação popular por causa da inflação e do atentado a Carlos Lacerda.
B) a um golpe militar, planejado por Carlos Lacerda e apoiado pela UDN, que o tirou do poder e colocou em seu lugar o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco.
C) ao processo de impeachment instaurado pela oposição no Congresso Nacional por acusações de corrupção no processo de criação da Petrobras.
D) a sua renúncia ao cargo, em uma manobra política fracassada, por meio da qual buscava o apoio popular que deveria vir após a veiculação pela mídia de sua saída do governo.
Resposta

A) ao seu suicídio, motivado pelas pressões da oposição, liderada pela UDN, que usou contra ele a insatisfação popular por causa da inflação e do atentado a Carlos Lacerda.




Avatar do usuário
oilut
3 - Destaque
Mensagens: 338
Registrado em: Dom 30 Jun, 2019 12:44
Última visita: 27-03-24
Nov 2020 06 20:28

Re: (UECE-2017) - Era Vargas

Mensagem não lida por oilut »

Olá, onilecra . :D:D

Inscreva-se no meu canal para dar uma força no projeto! https://youtu.be/XQR-JTsPR7A

Em seu governo de 1951 e 1954, Getúlio Vargas adotou uma postura populista e nacionalista, buscando se aproximar de grupos populares e centrais sindicais. Contudo, Vargas também enfrentou grande oposição, sobretudo da União Democrática Nacional (UDN), liberais e empresários insatisfeitos com a ampliação de direitos dos trabalhadores e a nacionalização de determinados setores da economia. A UDN conseguiu barrar no Congresso projetos estatizadores capitaneados por Vargas e acirrou as rivalidades políticas nos debates públicos acerca da criação da Petrobras. Com o avançar de seu governo, Vargas também acabou enfrentando a insatisfação das massas trabalhadoras, profundamente afetadas pela situação de crise econômica e engajados na luta pelo aprofundamento da legislação trabalhista. A situação política instável acabou piorando com a tentativa de assassinado de um jornalista vinculado à UDN, Carlos Lacerda. O atentado foi vinculado à Vargas e acabou fortalecendo não apenas a oposição, mas grupos com intuitos golpistas. A pressão política levou ao suicídio de Vargas em 1954, fato que gerou grande comoção popular e ameaças à ordem democrática.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”