História do Brasil(UFMG) - Estado Novo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
onilecra
Avançado
Mensagens: 127
Registrado em: Sex 17 Jul, 2020 21:28
Última visita: 07-11-20
Nov 2020 06 20:15

(UFMG) - Estado Novo

Mensagem não lida por onilecra »

Leia estas duas letras de samba, comparando-as:

Lenço no pescoço

Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
De ser tão vadio.
Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê.

BATISTA, Wilson. 1933. O bonde São Januário

Quem trabalha é que tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O bonde São Januário
Leva mais um operário:
Sou eu que vou trabalhar.
Antigamente eu não tinha juízo
Mas resolvi garantir meu futuro
Vejam vocês:
Sou feliz, vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém
É, digo bem.

ALVES, Ataulfo; BATISTA, Wilson. 1940.

A partir dessa leitura comparativa e considerando-se o período em que foram escritas, bem como outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que, nas duas letras, se torna evidente:


A) o aumento do poder de compra dos salários no período, com a garantia da estabilidade da moeda pelo governo.
B) a liberdade criativa do artista popular, o que possibilitava um debate aberto de temas polêmicos da realidade nacional.
C) a adequação da produção musical urbana ao contexto político, caracterizado pelo crescente intervencionismo estatal.
D) o crescimento da capacidade de poupança, como consequência do poder de pressão de sindicatos autônomos.
Resposta

C) a adequação da produção musical urbana ao contexto político, caracterizado pelo crescente intervencionismo estatal.




Avatar do usuário
oilut
3 - Destaque
Mensagens: 338
Registrado em: Dom 30 Jun, 2019 12:44
Última visita: 26-03-24
Nov 2020 06 20:18

Re: (UFMG) - Estado Novo

Mensagem não lida por oilut »

Olá, onilecra. :D:D

Inscreva-se no meu canal para dar uma força no projeto! https://youtu.be/XQR-JTsPR7A

A letra do primeiro samba apresentado data de 1933, momento em que Vargas inicia a busca de uma base sólida de sustentação no operariado, mediante o estabelecimento de leis trabalhistas. O segundo samba, do mesmo autor, Wilson Batista, e já situado no Estado Novo, demonstra a força dos órgãos de controle e censura como o DIP, a luta governamental pela disseminação do trabalhismo e a recusa ao estereótipo do malandro boêmio. Assim, a alternativa C se enquadra melhor no contexto do período.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”