História do Brasil(UFMG) - Estado Novo Tópico resolvido

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onilecra
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(UFMG) - Estado Novo

Mensagem não lida por onilecra »

Leia estas duas letras de samba, comparando-as:

Lenço no pescoço

Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
De ser tão vadio.
Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê.

BATISTA, Wilson. 1933. O bonde São Januário

Quem trabalha é que tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
O bonde São Januário
Leva mais um operário:
Sou eu que vou trabalhar.
Antigamente eu não tinha juízo
Mas resolvi garantir meu futuro
Vejam vocês:
Sou feliz, vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém
É, digo bem.

ALVES, Ataulfo; BATISTA, Wilson. 1940.

A partir dessa leitura comparativa e considerando-se o período em que foram escritas, bem como outros conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que, nas duas letras, se torna evidente:


A) o aumento do poder de compra dos salários no período, com a garantia da estabilidade da moeda pelo governo.
B) a liberdade criativa do artista popular, o que possibilitava um debate aberto de temas polêmicos da realidade nacional.
C) a adequação da produção musical urbana ao contexto político, caracterizado pelo crescente intervencionismo estatal.
D) o crescimento da capacidade de poupança, como consequência do poder de pressão de sindicatos autônomos.
Resposta

C) a adequação da produção musical urbana ao contexto político, caracterizado pelo crescente intervencionismo estatal.

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oilut
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Nov 2020 06 20:18

Re: (UFMG) - Estado Novo

Mensagem não lida por oilut »

Olá, onilecra. :D :D

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A letra do primeiro samba apresentado data de 1933, momento em que Vargas inicia a busca de uma base sólida de sustentação no operariado, mediante o estabelecimento de leis trabalhistas. O segundo samba, do mesmo autor, Wilson Batista, e já situado no Estado Novo, demonstra a força dos órgãos de controle e censura como o DIP, a luta governamental pela disseminação do trabalhismo e a recusa ao estereótipo do malandro boêmio. Assim, a alternativa C se enquadra melhor no contexto do período.

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