História do BrasilRepública da Espada Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Out 2020 13 16:31

República da Espada

Mensagem não lida por Madu1 »

Quintino Bocaiúva, pouco antes da proclamação da República, disse:

“Sem a força armada ao nosso lado, qualquer agitação de rua seria não só um ato de loucura… mas principalmente uma derrota de rua antecipada.”

A propósito da participação dos militares na Proclamação da República, pode-se afirmar que:

A
o Republicanismo era um movimento uniforme, articulado em torno de proposições como a de uma aliança sólida e permanente com os militares.

B
Silva Jardim e Benjamim Constant eram partidários de uma revolução popular, apoiada pelos militares, visando universalizar a cidadania.

C
a pluralidade de propostas políticas e sociais existentes se traduzia em divergências variadas, como o papel dos militares na eclosão do movimento.

D
revela o desinteresse de todas as lideranças do exército com relação à questão da cidadania, da adesão popular e da participação democrática.

E
o republicanismo brasileiro foi inspirado pelos EUA, onde os militares desempenharam um papel preponderante na criação do Regime Republicano.
Resposta

C
Por que não pode ser a E?




Avatar do usuário
matheustorres
Pleno
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb 30 Mar, 2019 00:18
Última visita: 16-12-22
Out 2020 21 16:06

Re: República da Espada

Mensagem não lida por matheustorres »

Boa tarde, Madu1! Sua dúvida é pertinente,mas lembre-se que havia uma polarização ideológica em relação a quem estava À frente do poder. Por exemplo, o objetivo dos militares era a implantação de um estado forte e central (poder Executivo que comanda outros poderes), portanto era positivista. Já as oligarquias almejavam uma república federalista, à exemplo dos EUA, na qual os estados fossem mais autônomos.

Então o republicanismo brasileiro, diferentemente dos EUA, ainda apresenta marcas dessa divisão, pois foi desejado por uma elite, e teoricamente era para ser assim, já que o nome oficial remete a isso, porém na prática as legislações estaduais são submissas à central. Lembre-se do lema contido na bandeira nacional: "ordem e progresso", isso é de linhagem positivista, querido pelos militares.

Bons estudos! Abraços




Responder

Voltar para “História do Brasil”