História do BrasilRepública da Espada

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Set 2020 23 22:42

República da Espada

Mensagem não lida por Madu1 »

PUC PR/2001)

A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Contudo, sua consolidação se fez pela violência de duas revoluções.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

A
No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.

B
Floriano Peixoto assumira o cargo de Presidente da República, na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas.

C
Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara.

D
Esquadras estrangeiras penetraram na Baía da Guanabara, buscando tardiamente apoiar a marinha de guerra do Brasil.

E
Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de “Consolidador da República”, os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales
Resposta

A
Como assim os federalistas defendiam um poder centralizado?




Avatar do usuário
emanuel9393
5 - Mestre
Mensagens: 2658
Registrado em: Qua 28 Dez, 2011 20:39
Última visita: 28-03-24
Localização: Petrolina - PE
Nov 2023 10 19:00

Re: República da Espada

Mensagem não lida por emanuel9393 »

Boa noite!

Ao meu ver, essa questão deveria ter sido anulada. Vamos analisar cada uma das alternativas:

a) Incorreta. O Partido Federalista (também chamado de "Maragatos") tinham como pauta a deposição do republicano Júlio Castilho e ansiavam por um gorverno federalista, sobretudo com a descentralização do poder. Eles eram liderados por Gaspar Silveira Martins.

b) Incorreta. Floriano procurava estabalecer um governo estável, centralizado, nacionalista, baseado, sobretudo, no exército. Essa visão chocava-se com a de ideal liberal e descentralizado, com grande autonomia aos Estados.

c) Correta. As duas revoltas (Revolta da Armada e Revolta Federalista) ocorriam simultaneamente. A Revolda Federalista ocorria no Rio Grande do Sul enquanto a Revolta da Armada estaria ocorrendo no Rio de Janeiro.

d) Incorreta. O apoio naval dos Estados Unidados ao Marechal Floriano foi o que fez ele obter certa vantagem sobre os rebeldes da Marinha durante as revoltas.

e) Incorreta. Diversos conflitos continuaram ocorrendo mesmo após o governo de Campos Sales. Exemplo: Revolta da Vacina e Revolta da Chibata.

Gabarito: C.

Acredito que tenha havido equívoco no Gabarito dessa questão.



As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...

Responder

Voltar para “História do Brasil”