História do Brasil(UEPG PSS - 2018) Território Paranaense Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Set 2020 18 15:04

(UEPG PSS - 2018) Território Paranaense

Mensagem não lida por eivitordias »

Nascido como estado em 1853, o Paraná – que inicialmente fazia parte da província de São Paulo – caracterizou-se por um processo de formação e ocupação territorial lento e descontínuo. A respeito da formação do território e da sociedade paranaense, assinale o que for correto.

01) Compreende-se por Paraná Tradicional, a região que se estruturou a partir da procura do ouro no litoral; a região de Curitiba e dos Campos Gerais.
02) No século XX, registra-se um grande desenvolvimento na região norte do Paraná, motivado especialmente pela atividade cafeeira.
04) O tropeirismo, atividade comercial baseada no comércio de gado bovino e muar, foi decisivo para a formação da sociedade dos Campos Gerais.
08) A região do sudoeste paranaense desenvolveu-se no século XX, a partir da chegada de colonos vindos do Rio Grande do Sul e de uma estrutura fundiária baseada nas grandes propriedades agrícolas e pecuárias.
Resposta

01+02+04



"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Set 2020 18 16:09

Re: (UEPG PSS - 2018) Território Paranaense

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

01) Verdadeiro. A parte mais ao oeste é mais recente. Exemplo: a fundação de Foz do iguaçu foi apenas em 1914. Ponta Grossa fez nesse dia 15/09/2020 seus 197 anos... As cidades litorâneas também são antigas, bem como Curitiba.
02) Verdadeiro. O solo mais lá próximo da região de Maringá é a terra roxa, decorrente de derramamento vulcânico antigo. Isso ajudava muito a plantação de café.
04) Verdadeiro. O tropeirismo era uma movimentação que vinha desde o Rio Grande do Sul até São Paulo e por onde passava, desenvolvia algumas pequenas feiras: por exemplo, estou vendo que sempre tem um fluxo intenso de pessoas na região X. Por que não abrir um negócio ali? Assim foram surgindo algumas cidades. Entre elas, Ponta Grossa (a maior cidade dos Campos Gerais).
08) Essa informação já não conheço. Como o sudoeste paranaense é a região de Foz do Iguaçu, podemos rapidamente ver quais foram as condições de formação de Foz...
Em 1881 Foz do Iguaçu recebeu seus dois primeiros habitantes: o brasileiro Pedro Martins da Silva e o espanhol Manuel González. Pouco depois chegaram os irmãos Goycochéa, que iniciaram a exploração da erva-mate. Oito anos após foi fundada a colônia Militar na fronteira, marco do início da ocupação efetiva do lugar por brasileiros.
A expedição do Engenheiro e Tenente José Joaquim Firmino chegou a Foz do Iguaçu em julho de 1889. Foi levantada a população e identificadas 324 pessoas, em sua maioria paraguaios e argentinos. Mas havia também a presença de espanhóis e ingleses dedicados à extração da erva-mate e da madeira, exportadas via rio Paraná.
Em 22 de novembro do mesmo ano, o Tenente Antônio Batista da Costa Júnior e o Sargento José Maria de Brito fundaram a Colônia Militar, que tinha competência para distribuir terrenos a colonos interessados.
No ano de 1897 foi criada a Agência Fiscal, chefiada pelo Capitão Lindolfo Siqueira Bastos. Ele registrou a existência de apenas 13 casas e alguns ranchos de palha. Nos primeiros anos do século XX a população de Foz do Iguaçu chegou a aproximadamente 2 mil pessoas e o vilarejo dispunha de uma hospedaria, quatro mercearias, um rústico quartel militar, mesa de rendas e estação telegráfica, engenhos de açúcar e cachaça e uma agricultura de subsistência.
Ou seja, o desenvolvimento começou com a instalação de regiões militares. No século XX essas regiões chegaram ao controle civil, conforme temos nesse trecho:
Em 1910 a Colônia Militar passou à condição de Vila Iguassu, distrito do município de Guarapuava. Dois anos depois, o Ministro da Guerra emancipou a Colônia tornando-a um povoamento civil entregue aos cuidados do governo do Paraná, que criou então a Coletoria Estadual da Vila. Em 14 de março de 1914, pela Lei 1.383, foi criado o município de Vila Iguassu, instalado efetivamente no dia 10 de junho do mesmo ano, com a posse do primeiro prefeito, Jorge Schimmelpfeng, e da primeira Câmara de Vereadores. O município passou a denominar-se Foz do Iguaçu em 1918.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Set 2020 18 16:20

Re: (UEPG PSS - 2018) Território Paranaense

Mensagem não lida por eivitordias »

Obrigado pelas informações Zhadnyy! :D



"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Discos - UEPG PSS
    por Bellimed » » em Física I
    2 Respostas
    3318 Exibições
    Última msg por Bellimed
  • Nova mensagem Dinâmica - PSS UEPG
    por Bellimed » » em Física I
    3 Respostas
    685 Exibições
    Última msg por Bellimed
  • Nova mensagem Hidrostática UEPG PSS
    por Bellimed » » em Física I
    1 Respostas
    914 Exibições
    Última msg por lmsodre
  • Nova mensagem UEPG - PSS 2019 Trigonometria
    por agmachi » » em Pré-Vestibular
    4 Respostas
    653 Exibições
    Última msg por agmachi
  • Nova mensagem (UEPG - PSS 2 2019) Binômio de Newton
    por agmachi » » em Pré-Vestibular
    2 Respostas
    829 Exibições
    Última msg por agmachi

Voltar para “História do Brasil”