História do BrasilEra Vargas

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Jun 2020 12 17:36

Era Vargas

Mensagem não lida por Madu1 »

Leia o documento a seguir.
1°) O candidato Getúlio Vargas não sairá do seu Estado para fazer propaganda, nem para ler sua plataforma;
2°) se for vencido, na eleição, conformar-se-á com o resultado das urnas, dando por terminado o dissídio e passando a apoiar o governo constituído;
3°) o presidente da República e o candidato Júlio Prestes comprometem-se: a) a não apoiar elementos divergentes da situação do Rio Grande […]; b) a reconhecer na apuração das eleições de representantes ao Congresso Federal os candidatos diplomados; c) passada a eleição, as relações entre o governo da República e o do Rio Grande do Sul serão restabelecidas nos mesmos termos anteriores à divergência sobre a sucessão presidencial […]; e) se for eleito o presidente do Rio Grande do Sul, o atual presidente da República não combaterá o seu reconhecimento e o Dr. Getúlio Vargas assumirá para com São Paulo compromisso idêntico ao proposto aos Srs. Washington Luís e Júlio Prestes, em relação ao Rio Grande.
FONTOURA, J. N. Memórias. Apud FAUSTO, Boris. A revolução de 1930. In: MOTA, Carlos Guilherme (Org.) Brasil em perspectiva. Rio de Janeiro: Difel, 1977. p. 236. [Adaptado].
Produzido em 1929, esse documento refere-se ao processo político-eleitoral na Primeira República. De acordo com sua leitura, verifica-se
a) a aliança entre os estados mais representativos da federação, estabelecida por meio da política conhecida como “café com leite”.
b) a complexidade da distribuição de forças políticas, observada na relevância dos estados de menor representatividade nos pleitos.
c) o desacordo da Aliança Liberal em relação às orientações para o processo eleitoral acordadas entre os estados.
d) a importância do voto popular nas eleições em função das diferentes dimensões dos colégios eleitorais nos estados.
e) o respeito aos princípios republicanos, traduzidos na posição de árbitro assumida pelo então presidente Washington Luís.

Por que a letra B é correta?
Resposta

B




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (ENEM- 2018) Era Vargas
    por lor4n » » em História do Brasil
    1 Respostas
    1049 Exibições
    Última msg por emanuel9393

Voltar para “História do Brasil”