Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

História do BrasilRepública Oligárquica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mar 2020 18 17:42

República Oligárquica

Mensagem não lida por joãofw »

Quando determinou, em 1904, a abertura da Avenida Central – atualmente Avenida Rio Branco –, no Centro, a primeira via pensada para os automóveis, o prefeito Pereira Passos dificilmente teria imaginado que o Rio, em algum momento, abrigaria dois milhões de veículos. Naquela época, a cidade tinha pouco mais de dez carros, todos eles na Zona Sul. Um século depois, a Avenida Rio Branco registra um movimento de mais de 40.500 veículos todos os dias.

(O Globo, 2 set. 2007)

O texto apresenta uma das transformações ocorridas no Rio de Janeiro, ao longo do século XX. Acerca de seus significados e conseqüências, é correto afirmar que:


I – Representou, no setor dos transportes, mudança causadora do progresso e da integração de diversos bairros
e regiões da cidade.


II – Concretizou, por iniciativa dos dirigentes governamentais, o projeto de equiparar a cidade, capital da República até 1960, aos padrões de desenvolvimento internacional.


III – Ocasionou, em função da ausência de planejamento sistemático, desequilíbrios entre a expansão urbana e o atendimento às demandas por transportes coletivos.


IV – Associou-se, desde a reforma urbana promovida por Pereira Passos, a um conjunto de intervenções políticas baseadas nos ideais de modernização capitalista.


Estão corretas:

A) somente as afirmativas I e II.
B) somente as afirmativas I e IV.
C) somente as afirmativas II e III.
D) somente as afirmativas III e IV. Correta
E) todas as afirmativas.
Resposta

d
Gostaria de saber o que torna falso nas alternativas I e II. Também, gostaria de falar que não entendi a afirmativa IV. Desde já, muito obrigado,

Editado pela última vez por MateusQqMD em 18 Mar 2020, 20:08, em um total de 1 vez.
Razão: arrumar título.
Avatar do usuário

carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Mai 2019, 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Agradeceu: 126 vezes
Agradeceram: 146 vezes
Mar 2020 18 18:31

Re: República Oligárquica

Mensagem não lida por carlosaugusto »

E aí, joãofw,

I - A maioria das transformações ocorridas no Rio de Janeiro aconteceram na parte central da cidade, a sentença erra em dizer que houve integração de diversos bairros e regiões da cidade, inclusive, até nos dias atuais as periferias continuam marginalizadas, com trasporte, esgoto, água potável em condições precárias de funcionamento.

II - A afirmativa I faz a II cair por terra em começar dizendo, de forma extremista, que "concretizou". Por mais que aconteceu mudanças significativas de reurbanização e embelezamento da cidade, falar em concretizar modelos de desenvolvimento internacional é um erro, já que apenas áreas centrais foram beneficiadas, a população carente empurrada para áreas mais distantes, com expulsão de habitações como cortiços que na visão do governo, sujava a imagem da cidade.

III - Exatamente. Como o desenvolvimento não foi planejado, as consequências perpetuam até nos dias atuais, a exemplo, as favelas.

IV - Correto. Como já abordado no comentário das outras sentenças, a expulsão da população pobre e marginalizada (ex-escravos, imigrantes...) foi uma das principais intervenções governamentais para alcançar os padrões europeus tanto almejado.

Essa questão é bastante bonita, pois é possível perceber que o elaborador fez um encadeamento das ideias em cada afirmação. Muito bom! :D

Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mar 2020 18 19:42

Re: República Oligárquica

Mensagem não lida por joãofw »

Carlos, você foi além do que eu esperava. Você é humano? kkkk . Fora do normal , meus parabéns! Muito obrigado!! Saiba que você contribui muito para a minha vida!
Avatar do usuário

carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Mai 2019, 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Agradeceu: 126 vezes
Agradeceram: 146 vezes
Mar 2020 18 20:05

Re: República Oligárquica

Mensagem não lida por carlosaugusto »

joãofw escreveu: 18 Mar 2020, 19:42 Carlos, você foi além do que eu esperava. Você é humano? kkkk . Fora do normal , meus parabéns! Muito obrigado!! Saiba que você contribui muito para a minha vida!
Obrigado, joãofw
Fico feliz que você conseguiu entender! Mais uma vez, essa questão é muito bonita, valeu por compartilhar
Abraços :D

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem República Oligárquica
    por Madu1 » » em História do Brasil
    1 Respostas
    1170 Exibições
    Última mensagem por fisica
  • Nova mensagem República Oligárquica
    por Madu1 » » em História do Brasil
    1 Respostas
    1153 Exibições
    Última mensagem por ArbexRiannon
  • Nova mensagem República Oligárquica
    por Madu1 » » em História do Brasil
    1 Respostas
    1162 Exibições
    Última mensagem por carlosaugusto
  • Nova mensagem (Enem) República Romana
    por Liliana » » em História Geral
    6 Respostas
    4652 Exibições
    Última mensagem por Liliana
  • Nova mensagem (UFF) República
    por Auto Excluído (ID:20715) » » em História do Brasil
    1 Respostas
    3678 Exibições
    Última mensagem por Sypru

Voltar para “História do Brasil”