História do BrasilHistória do Brasil a partir de 1940 Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Fev 2020 18 21:43

História do Brasil a partir de 1940

Mensagem não lida por joãofw »

A história das chamadas relações entre sociedade e natureza é, em todos os lugares habitados, a da substituição de um meio natural, dado a uma determinada sociedade, por um meio cada vez mais artificializado, isto é, sucessivamente instrumentalizado por essa mesma sociedade.
Milton Santos. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2008, p. 233-4 (com adaptações).





A Era Vargas (1930-1945) promoveu a decolagem do Brasil na direção da modernidade econômica. Após a II Guerra Mundial e a queda do Estado Novo, o país avançou na industrialização e na urbanização, produzindo o que Milton Santos chamou, no texto, de “substituição de um meio natural” por um “cada vez mais artificializado”.



Relativamente ao período da história brasileira a partir de meados dos anos 1940, assinale a opção correta.

a.
A moderna industrialização brasileira, a despeito de ter promovido a urbanização do centro-sul do país, não rompeu com o modelo historicamente vigente desde a Colônia, qual seja, com o modelo de uma sociedade ruralizada e patriarcal.

b.
No governo Vargas (1950-1954), foi implementada a política de inserção do Brasil na economia mundial, estimulando-se a associação dos capitais brasileiros aos internacionais, o que feria frontalmente as teses nacionalistas vigentes à época.

c.
Os Anos JK (1956-1961) caracterizaram-se, sob o ponto de vista econômico, pelo planejamento, pela introdução da indústria automobilística sob o controle de capitais nacionais e pela ênfase no papel estratégico do sistema ferroviário.

d.
A escalada inflacionária foi fator decisivo para o golpe de Estado que derrubou o presidente Goulart, o que explica a adoção de política econômica deflacionária no governo Castelo Branco, instaurado em 1964.
Resposta

d
Nessa questão eu marquei a afirmativa "a". Mas o gabarito é a "d". Penso que , na alternativa "d", o que foi decisivo para a derrubada de João Goulart foi as ousadas Reformas de Base . Por isso não marquei ela.




Avatar do usuário
Fotoeletrico
2 - Nerd
Mensagens: 133
Registrado em: Seg 21 Jan, 2019 17:17
Última visita: 07-03-23
Fev 2020 19 12:39

Re: História do Brasil a partir de 1940

Mensagem não lida por Fotoeletrico »

joãofw, bora lá!!!
Na alternativa A diz que os modelos ruralizado e patriarcal foram mantidos na sociedade, o primeiro não está incorreto, pois houve o êxodo rural no Brasil, muitas pessoas em busca de serviço e um melhora de vida, já o segundo, por sua vez, pode-se dizer que não mudou muito.
Na alternativa D, não podemos esquecer da inflação de 91%(herança de JK) que foi entregue por Jango ao Castelo Branco, este conseguiu diminuir para 21% com o PAEG(Plano de Ação Econômica do Governo), essa alta inflação foi decisivo para queda do Jango, claro que houve fatores, tais como as reformas de base propostas por Jango, a Marcha da Família com Deus pela liberdade.Vale ressaltar que a Marcha é um dos fatores que o regime foi considerado civil e militar, e que o PAEG arrochou salários, diminuiu o poder de compra do cidadão, tirou a estabilidade dos empregados e diminuiu os gastos do governos.

Última edição: Fotoeletrico (Qua 19 Fev, 2020 12:40). Total de 1 vez.


A person who never made a mistake, never tried anything new.
Viajante do espaço-tempo! :arrow:

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”