História do BrasilBrasil Império

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 25 04:42

Brasil Império

Mensagem não lida por zwe »

Acerca do processo histórico desencadeado em 1868 no Brasil, Francisco Iglésias afirma:

Depois desta data, começa a crescer a onda que vai derrubar a instituição monárquica. Ela viveria ainda alguns anos, às vezes até com o antigo brilho. Os homens mais lúcidos, no entanto, sabiam que o Império estava condenado. Em 1868 começa o seu declínio, até chegar à queda em 1889. Ele já revelara o seu potencial, o que tinha de positivo e negativo. Agora ia viver quase que vegetativamente, pois eram sabidos os seus limites.
A data de 1868 encerra o período de esplendor e abre o de crises que levarão à sua ruína.
(Iglésias, in Sérgio Buarque de Holanda, História geral da civilização brasileira, 1977, v. 7, p. 112).

Em referência àquele marco cronológico, o fenômeno histórico decisivo para a paulatina derrocada da Monarquia foi:

a) a inversão partidária, com a ascensão dos conservadores ao poder, colocando-se os liberais na oposição e levando a um crescente acirramento nas disputas entre os partidos imperiais.
b) a aprovação da Lei do Ventre Livre, que causaria profundo golpe no sistema escravista brasileiro, rompendo um dos elos de sustentação da forma monárquica.
c) o encerramento da Guerra da Tríplice Aliança, a qual provocou significativas perdas humanas e materiais, além de ter promovido o retorno de militares influenciados pelos ideais republicanos.
d) a promulgação do Ato Adicional que permitiu uma maior autonomia para as províncias, caminho que levaria à federação, pressuposto institucional que traria consigo a forma republicana de governo.
e) a Questão Religiosa, que levou à ruptura entre o Imperador e a Igreja Católica, enfraquecendo-se, assim, uma das bases da Monarquia brasileira.
Resposta

A
Gostaria de saber por que não pode ser letra C...




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 09-12-21
Localização: Universo
Contato:
Mai 2020 20 15:45

Re: Brasil Império

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, vamos analisar as aternativas.

A - Totalmente correta.

B - O sistema escravista já demonstrava que estava à beira do colapso, tanto que temos a inserção gradativa de mão de obra de imigrantes europeus incentivada pelo próprio governo, além disso, a Lei do Ventre Livre foi promulgada na década 70, não em 68.

C - O encerramento da Guerra da Tríplice Aliança também aconteceu após 68, na década de 70. A Questão Militar foi decisiva para o fim da Monarquia, mas não é o que se refere o marco cronológico citado no enunciado.

D - Totalmente equivocado, tão equivocado que nem sei por onde começar. O Ato Adicional aconteceu em 1834 e centralizava e aumentava o poder no governo regente.

E - Assim como a Questão Militar foi importantíssima para o fim da monarquia, a Questão Religiosa também... Porém... Ela também ocorreu na década de 1870.

Portanto, essa questão exige que o aluno saiba as datas, mesmo que aproximadas, dos eventos históricos referidos...



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”