Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

História do BrasilBrasil Império

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: 20 Set 2019, 10:24
Última visita: 09-11-19
Agradeceu: 179 vezes
Agradeceram: 13 vezes
Out 2019 25 04:42

Brasil Império

Mensagem não lida por zwe »

Acerca do processo histórico desencadeado em 1868 no Brasil, Francisco Iglésias afirma:

Depois desta data, começa a crescer a onda que vai derrubar a instituição monárquica. Ela viveria ainda alguns anos, às vezes até com o antigo brilho. Os homens mais lúcidos, no entanto, sabiam que o Império estava condenado. Em 1868 começa o seu declínio, até chegar à queda em 1889. Ele já revelara o seu potencial, o que tinha de positivo e negativo. Agora ia viver quase que vegetativamente, pois eram sabidos os seus limites.
A data de 1868 encerra o período de esplendor e abre o de crises que levarão à sua ruína.
(Iglésias, in Sérgio Buarque de Holanda, História geral da civilização brasileira, 1977, v. 7, p. 112).

Em referência àquele marco cronológico, o fenômeno histórico decisivo para a paulatina derrocada da Monarquia foi:

a) a inversão partidária, com a ascensão dos conservadores ao poder, colocando-se os liberais na oposição e levando a um crescente acirramento nas disputas entre os partidos imperiais.
b) a aprovação da Lei do Ventre Livre, que causaria profundo golpe no sistema escravista brasileiro, rompendo um dos elos de sustentação da forma monárquica.
c) o encerramento da Guerra da Tríplice Aliança, a qual provocou significativas perdas humanas e materiais, além de ter promovido o retorno de militares influenciados pelos ideais republicanos.
d) a promulgação do Ato Adicional que permitiu uma maior autonomia para as províncias, caminho que levaria à federação, pressuposto institucional que traria consigo a forma republicana de governo.
e) a Questão Religiosa, que levou à ruptura entre o Imperador e a Igreja Católica, enfraquecendo-se, assim, uma das bases da Monarquia brasileira.
Resposta

A
Gostaria de saber por que não pode ser letra C...

Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Mai 2020 20 15:45

Re: Brasil Império

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, vamos analisar as aternativas.

A - Totalmente correta.

B - O sistema escravista já demonstrava que estava à beira do colapso, tanto que temos a inserção gradativa de mão de obra de imigrantes europeus incentivada pelo próprio governo, além disso, a Lei do Ventre Livre foi promulgada na década 70, não em 68.

C - O encerramento da Guerra da Tríplice Aliança também aconteceu após 68, na década de 70. A Questão Militar foi decisiva para o fim da Monarquia, mas não é o que se refere o marco cronológico citado no enunciado.

D - Totalmente equivocado, tão equivocado que nem sei por onde começar. O Ato Adicional aconteceu em 1834 e centralizava e aumentava o poder no governo regente.

E - Assim como a Questão Militar foi importantíssima para o fim da monarquia, a Questão Religiosa também... Porém... Ela também ocorreu na década de 1870.

Portanto, essa questão exige que o aluno saiba as datas, mesmo que aproximadas, dos eventos históricos referidos...

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “História do Brasil”