História do BrasilBrasil Colônia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 07 16:24

Brasil Colônia

Mensagem não lida por zwe »

O Velho Chico


O rio São Francisco é também o maior responsável pela prosperidade de suas áreas ribeirinhas compreendidas pela dominação do Vale do São Francisco, onde cidades experimentaram maior crescimento e progresso como Petrolina em Pernambuco e Juazeiro (Bahia) devido a agricultura irrigada. Essa região apresenta-se atualmente como a maior produtora de frutas tropicais do país, recebendo atenção especial, também, a produção de vinho, em uma das poucas regiões do mundo que obtêm duas safras anuais de uvas.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_S%C3%A3o_ Francisco#Lendas_do_S.C3.A3o_Francisco)





O texto revela a importância econômica do rio São Francisco para as populações ribeirinhas, na atualidade. Sua transposição tem sido apontada como uma solução para minimizar o problema da seca no Nordeste.



Durante o período colonial brasileiro, esse rio também foi importante, em razão de

a.
incentivar o desenvolvimento da agricultura de subsistência para os nativos e a exploração de especiarias.

b.
ser responsável pela ocupação do litoral nordestino e pela implantação da agroindústria açucareira.

c.
favorecer a expansão territorial pelas bandeiras oficiais e a descoberta de metais preciosos no Sudeste.

d.
contribuir para a interiorização da colonização e para o desenvolvimento da pecuária no Nordeste.

e.
possibilitar o intercâmbio cultural entre índios, negros e europeus e a extração do pau-brasil na região.

Gostaria de uma explicação para essa questão explicitando os erros dos itens incorretos.
Resposta

D




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 09-12-21
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 10 21:23

Re: Brasil Colônia

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, essa é uma questão que deveria ser feita por eliminação, não é um conteúdo didático propriamente dito, logo, o aluno não saberia a resposta sem ler as opções, porém, espera-se do aluno que ele tenha uma noção sócio-política do período colonial brasileiro. Eliminarei cada alternativa:

A - Não era de interesse para a economia colonial que existisse a agricultura de subsistências, lembre-se de que esse período é caracterizada pelas plantation (grandes propriedades latifundiárias monoculturas).

B - A ocupação do litoral sempre existiu, *principalmente*, na região Nordeste e Sudeste. Lembre-se de que os primeiros locais que foram ocupados pelos portugueses foi o Nordeste! (Salvador, Recife) E, além disso, o Velho Chico localiza-se em uma região mais interiorana (só de saber da sua localização geográfica, já seria uma grande ajuda para responder essa questão!)

C- O movimento bandeirantismo ocorreu *principalmente* na região Sudeste, Centro-Oeste e partes do Sul. Não há co-relação direta entre a descoberta de metais preciosos no Sudeste com o Rio São Francisco.

D- Só de saber a posição geográfica do Rio São Francisco, tenderíamos, antes mesmo de ler a última alternativa, a marcar esta opção. No litoral, havia grande eferverscência desde o inicio por causa das explorações açucareiras, pelas trocas comerciais que eram facilitadas ao estar perto de portos, por terem áreas cultiváveis mais fartas, etc, logo, pense comigo, como eu poderia ocupar uma região desértica? Logo temos a resposta! Com o Velho Chico, que possibilitou tanto o uso de suas águas para irrigação (tanto das plantation como de outros tipos de explorações primárias, como a pecuária, que é muito importante sabermos que a exploração animal era o que marcava a economia nordestina no período colonial) e para o comércio. Assim sendo, as pessoas começaram a ver essa possibilidade e a existência dele foi um fator importante para que possibilitasse a interiorização.

E - A extração de pau-brasil foi realizada na região costeira do país, logo, já poderíamos negativar essa alternativa só por esse conhecimento. Porém, é absurdo a afirmação sobre "intercâmbio cultural entre índios, negros e europeus" levando em consideração a história de exploração, escravista e predatória dos europeus.

Última edição: Sypru (Qui 10 Out, 2019 21:24). Total de 1 vez.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”