História do BrasilBrasil Império Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Set 2019 25 13:19

Brasil Império

Mensagem não lida por zwe »

Devo dizer, a bem da verdade, que a Corte ostentou nessa ocasião um luxo em équipages, em librés e em mobiliário de toda espécie, realmente espantoso neste país, onde os recursos são muito limitados, onde outrora tudo faltava, e onde há pouco e, por assim dizer, nenhum precedente; [...] o golpe de vista no momento em que o Imperador se apresentou ao povo de balaustrada da Varanda era magnífico e possivelmente incomparável por causa da natureza do local.
(Barão Daiser em sua correspondência ao príncipe Metternich Apud SCHWARCZ, Lilia M. As barbas do imperador: D. Pedro, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 83.)



A descrição do baile de sagração e coroação do imperador D. Pedro II retrata o espetáculo do acontecimento e seu significado para o Brasil do século XIX. Sobre o tema, é correto afirmar:

a.
A sagração teve seu lado instrumental, com ela as elites recolocavam um Imperador como símbolo da nação e encontravam na monarquia um sistema necessário de arbitramento entre elas.

b.
A riqueza do ritual e a força de sua divulgação restringiram-se às elites, logo, no imaginário popular, a mística do pequeno rei brasileiro passou despercebida.

c.
Por serem inconstitucionais, a coroação e a sagração distanciaram-se da necessidade de afirmação de um passado real ou de uma tradição imperial.

d.
A coroação de D. Pedro II diluiu as dificuldades políticas das Regências, consolidando e estabilizando as instituições monárquicas brasileiras.

e.
A subida do Imperador ao trono representou o fim da influência francesa na cultura brasileira e a adoção de um estilo de vida, por parte da Corte, sóbrio e austero.


Gostaria de saber por que a alternativa D está incorreta...Se o período regencial foi um momento de constantes revoltas e instabilidade política,a coroação de Dom Pedro II,por meio do golpe da maioridade, garantiu uma maior estabilidade em razão de uma maior centralização do poder.Logo,não compreendo como a D possa estar errada.
Alguém me esclarece essa questão?!

Resposta

A




Avatar do usuário
Fotoeletrico
2 - Nerd
Mensagens: 133
Registrado em: Seg 21 Jan, 2019 17:17
Última visita: 07-03-23
Set 2019 25 15:18

Re: Brasil Império

Mensagem não lida por Fotoeletrico »

zwe escreveu:
Qua 25 Set, 2019 13:19
A coroação de D. Pedro II diluiu as dificuldades políticas das Regências, consolidando e estabilizando as instituições monárquicas brasileiras.
Quando ele diz que Dom Pedro fortaleceu as instituições está errada essa afirmação, lembre-se que ele colocou em voga o Parlamentarismo às avessas, de modo que diminuiu o poder do legislativo e tornou-se o centro das decisões.



A person who never made a mistake, never tried anything new.
Viajante do espaço-tempo! :arrow:

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Set 2019 26 15:41

Re: Brasil Império

Mensagem não lida por zwe »

Obrigado,Fotoeletrico.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”