História do BrasilInstitucionalização do comunismo no Brasil

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
questionador
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Qua 16 Jan, 2019 04:17
Última visita: 25-02-19
Jan 2019 16 17:05

Institucionalização do comunismo no Brasil

Mensagem não lida por questionador »

Uma questão interessante de História é como o comunismo se instaurou no Brasil após a redemocratização. Parece contraditório falar de democracia e comunismo (e é) já que o comunismo não respeita os direitos fundamentais de propriedade e a democracia sim. A questão envolve a alta carga tributária do país e os benefícios concedidos para quem está dentro do governo, sejam políticos ou funcionários públicos.

O governo afirma que a carga tributária girou em torno de 35% do PIB no ano de 2018. Acontece que esse número é referente ao total de tributos efetivamente arrecadados pelo governo. Como é de conhecimento geral, o nível de sonegação é muito grande, ou seja, não se sabe ao certo qual seria a carga tributária se todos parassem de sonegar. 50%? 60%? Não se sabe, é difícil arriscar. Pode até ser mais. Isso se relaciona com a falta de transparência do governo. A carga tributária está concentrada em tributos como ICMS, PIS, COFINS e IPI, mas impostos como o Imposto de Renda, Contribuição Previdenciária das empresas e pessoas físicas, IPTU e IPVA também estão chamando a atenção.

Em contrapartida o dinheiro arrecadado pelo governo é praticamente todo gasto salários estratosféricos e auxílios para servidores públicos e políticos, mas os servidores estão com um peso muito maior na folha.

Fez-se uma campanha nas eleições de 2018 para reduzir a carga tributária mas o candidato que tomou posse imediatamente aumentou tributos (contribuição previdenciária) assim que seu mandato começou. Ou seja, parece que o comunismo inventado pelo Brasil não está prestes a acabar. É até contraditório não reconhecer o direito fundamental de propriedade dos cidadãos (que pagam altos impostos) mas reconhecer o direito fundamental dos servidores públicos de manterem super-salários e super-pensões, que a população não consegue sustentar.

Ou seja, é algo que já está entrando para a História e pode não acabar bem.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
questionador
iniciante
Mensagens: 5
Registrado em: Qua 16 Jan, 2019 04:17
Última visita: 25-02-19
Jan 2019 16 17:30

Re: Institucionalização do comunismo no Brasil

Mensagem não lida por questionador »

Esse efeito confiscatório foi feito principalmente pela União. Os outros entes da Federação são autônomos, cada um tem sua carga tributária. Mas o principal efeito é causado pela União principalmente pelo fato dos serviços em sua maioria serem prestados pelos governos locais e não pelo governo federal, ou seja, a lógica financeira é justamente a de deixar a arrecadação com os governos locais. Ou seja, é mera extração de recursos para transferência para servidores, não havendo a contraprestação de serviço estatal adequada, até pelo fato disso não ser competência da União.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”