História do BrasilEconomia- Ditadura militar brasileira Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2018 08 12:06

Economia- Ditadura militar brasileira

Mensagem não lida por Liliana »

Analise as afirmativas a seguir, relativas a fatos e aspectos econômicos do período da ditadura militar:

I. Em termos de políticas públicas, o início da ditadura militar pode ser considerado como o fim do período nacional desenvolvimentista, iniciado em 1930.

II. O período conhecido como “milagre brasileiro”, caracterizado por elevadas taxas de crescimento econômico, ocorreu durante a ditadura militar.

III. Um dos principais pontos positivos atribuídos ao regime militar foi a modernização do sistema tributário, implementada logo no início da ditadura.

IV. Os governos militares, pela sua veia nacionalista, se caracterizaram por aversão ao capital estrangeiro e, portanto, grande resistência em contrair dívida externa.

V. No período da ditadura, a inflação foi reduzida de forma gradual ao longo dos anos, por meio, dentre outras medidas, do achatamento dos salários.

É CORRETO somente o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) II, IV e V.
c) I, III, e IV.
d) II, III e V.
e) I, IV e V.
Resposta

Letra d).

Gostaria de saber o motivo de a V estar correta. Não houve um aumento da inflação, sobretudo depois que passou o "milagre econômico"?????

Obrigada (=




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Out 2018 08 17:22

Re: Economia- Ditadura militar brasileira

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Liliana

O item V refere-se à política de reajuste salarial. As negociações salariais concentraram-se no ajuste dos salários com base na variação prévia do custo de vida, pois eram os índices oficiais de inflação que regulavam os índices salariais.

Eu concordo com você, que não houve uma redução ao longo dos anos da inflação, mas sim um crescimento. Ao meu ver, o que podemos fazer para marcar a questão é tentar enxergar a leitura do item V como sendo "redução do crescimento da inflação". Assim, há, ainda, um crescimento, mas em um ritmo menos acelerado, o que resulta em uma redução da inflação ao longo dos anos (ela não cresce tanto quanto poderia crescer, digamos assim). Acredito que seja essa a ideia do item.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”