História do BrasilRepública Velha

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Set 2018 27 12:11

República Velha

Mensagem não lida por Liliana »

Quando pensamos na relação entre o Estado e o movimento operário no Brasil da Primeira República, logo temos em mente o velho jargão: a “questão social” deveria ser tratada como “questão de polícia”. Há muito, fora desconstruída a atribuição dessa frase a Washington Luís, que, aliás, antes de ser presidente da República, havia sido Secretário de Segurança Pública e Governador de São Paulo, além de prefeito daquela capital durante o período das grandes greves entre 1917 e 1919.
OLIVEIRA, Tiago Bernadon de. Pela reforma, contra a revolução: Notas sobre o reformismo e colaboracionismo na história do movimento operário brasileiro na
Primeira República. Paraíba: Revista Crítica Histórica, Ano III, n. 5, julho, 2012, p. 33. Adaptado.


A equivocada manutenção da responsabilidade da autoria dessa frase ao presidente deposto em 1930 teve como principal consequência para o imaginário social a ideia de que a

a) repressão às classes populares não passou de retórica da oligarquia.

b) ascensão do novo grupo garantiria o efetivo exercício da democracia.

c) coerção contra as classes populares foi monopólio da República Velha.

d) implantação de sindicatos seria a única forma de garantir proteção social.

e) regulamentação da relação capital/trabalho só seria possível no Sudeste industrial.
Resposta

Letra c)


Eu considerei a c) errada por ela falar em monopólio da República Velha, sendo que antes, na história do Brasil, já havia essa coerção contra as classes populares. E pensei que a correta fosse a b), por acreditarem em Getúlio Vargas como uma ruptura com a República velha antidemocrática. Por que está errado?




Avatar do usuário
DarkKnight
Pleno
Mensagens: 54
Registrado em: Seg 04 Jul, 2016 22:09
Última visita: 09-01-21
Out 2018 02 15:37

Re: República Velha

Mensagem não lida por DarkKnight »

Primeiramente,qual seria o governo subsequente à República Oligárquica ? O governo de Getúlio Vargas , certo ? Esse governo ,no imaginário popular, ficou conhecido como um aliado do povo e do trabalhador ,tanto que Vargas que impôs a CLT e diversos direitos aos trabalhadores.Deste modo,a repressão não fica no imaginário popular como uma característica marcante desse período.
Deve-se lembrar que a República nasceu com um proposta de solucionar desigualdades e desventuras do país em relação ao "antiquado" Império quando na prática aumentou essas mazelas ou ao menos fez sua manutenção.Assim,operários e o povo em geral rebelaram-se como forma de mostrar insatisfação e sentimento de traição(Greve Geral de 1917),sendo todos eles reprimidos,estando ai uma das causas da lembrança de repressão.
Agora , apesar de ser repressiva,não se pode dizer que era antidemocrática.As eleições do executivo eram sim indiretas(além,do voto de cabresto) mas , atualmente , o pleito à presidente nos EUA é indireto , seriam os EUA uma nação antidemocrática ? E também convenhamos que o Sr. Vargas não é o melhor exemplo de democracia, nem no imaginário popular ...
Enfim,espero ter ajudado.Bons estudos !




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2018 05 15:20

Re: República Velha

Mensagem não lida por Liliana »

DarkKnight,
Concordo com o que você disse, porém, o enunciado faz referência ao imaginário da população. Dessa forma, acredito sim que a população idealizou Vargas como um rompimento com a República Velha antidemocrática.
Dentre as opções, tinha achado a b) a mais coerente... :|:|
Última edição: Liliana (Sex 05 Out, 2018 15:21). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
DarkKnight
Pleno
Mensagens: 54
Registrado em: Seg 04 Jul, 2016 22:09
Última visita: 09-01-21
Out 2018 05 18:31

Re: República Velha

Mensagem não lida por DarkKnight »

Liliana,a assertiva b afirma : ascensão do novo grupo garantiria o efetivo exercício da democracia.
.Esse grupo seria referente ao Vargas e sua cúpula porém,isso não é verdade,lembra-se que ocorreu a Revolução Constitucionalista de 1932 e de fato ela deu frutos porém,em 1937,Vargas instaura o Estado Novo ,que foi uma ferrenha ditadura.Fora isso, ele teve essas atitudes apenas frente à revolução,caso contrário,provavelmente,não teria.Com isso em vista , eu te pergunto,alguém assim seria lembrado como uma figura democrática ? Claramente não,porém,apesar disso,Vargas é querido na memória popular e não é lembrado como um governante que reprime o povo.
Bons estudos ! Se ficou mais alguma dúvida é só perguntar.
Última edição: DarkKnight (Sex 05 Out, 2018 18:32). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2018 08 12:04

Re: República Velha

Mensagem não lida por Liliana »

DarkKnight,
entendo o que você quer dizer, mas acho que você não entendeu o que eu quis dizer, ou eu me expressei mal.
Concordo que Vargas não foi nem de longe democrático, mas estamos nos referindo a 1930, quando ele ainda não tinha implantado o Estado Novo, nem nada de ditadura. Quis dizer que, no imaginário da população reprimida pela República Velha, Vargas era uma alternativa à democracia. Depois de algum tempo descobriram que não era bem assim, mas até então, o imaginário da população acreditava nisso




Responder

Voltar para “História do Brasil”