História do BrasilMovimento Separatista no Período Colonial Brasileiro Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20750)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2018 05 11:03

Movimento Separatista no Período Colonial Brasileiro

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20750) »

Bom dia,


Estou refazendo uma questão da FUVEST 2017 que fornece um trecho e a partir disto, o candidato precisa interpretá-lo para inferir de quais movimentos o mesmo está retratando, logo, eu não consegui deduzir. Veja:

"Os ensaios sediciosos do final do século XVIII anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobra-se nas áreas periféricas do sistema atlântico - pois é essa a posição da América portuguesa -, apontando para a emergência de novas alternativas de ordenamento da vida social."

As resoluções que eu li, afirmam que o trecho retrata os movimentos separatistas, mas não explicam em que momento no trecho isto fica evidente. Alguém poderia me auxiliar?


Obrigada.




Avatar do usuário
PedroCosta
2 - Nerd
Mensagens: 179
Registrado em: Ter 02 Jan, 2018 19:21
Última visita: 23-06-21
Jul 2018 06 09:23

Re: Movimento Separatista no Período Colonial Brasileiro

Mensagem não lida por PedroCosta »

No século XVIII, nós conhecemos a Conjuração Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798). Apoiadas nas ideias iluministas, na Independência dos Estados Unidos (1776) e na Revolução Francesa (1789). No trecho, isso fica evidente: "Os ensaios sediciosos do final do século XVIII anunciam a erosão de um modo de vida. A crise geral do Antigo Regime desdobra-se nas áreas periféricas do sistema atlântico - pois é essa a posição da América portuguesa -, apontando para a emergência de novas alternativas de ordenamento da vida social."
-
Lembre disto:
*Antigo Regime: acumulação primitiva de capitais => metalismo/balança comercial favorável/protecionismo.



"Se vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece.
Se vai tentar, vá até o fim.
Pode perder namoradas, esposas, parentes, empregos e talvez até a cabeça.
Vá até o fim."
Charles Bukowski

Avatar do usuário
Lote14
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Seg 28 Set, 2015 19:21
Última visita: 26-03-19
Out 2018 17 14:04

Re: Movimento Separatista no Período Colonial Brasileiro

Mensagem não lida por Lote14 »

Um dos Movimento separatistas muito bem organizado: A conjuração Mineira. Causas e Desfecho da Inconfidência Mineira

Espero complementar o seu conhecimento.

https://resumosdehistoria.com.br/histor ... a-mineira/




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”