Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

História do BrasilPeríodo Regencial Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
HenriqueMK
sênior
Mensagens: 24
Registrado em: 06 Set 2017, 09:09
Última visita: 20-04-20
Localização: Rio Grande do Sul
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 2 vezes
Jul 2018 04 12:15

Período Regencial

Mensagem não lida por HenriqueMK »

(UEL) "...valorizava-se novamente o município, que fora esquecido e manietado durante quase dois séculos. Resultava a nova lei na entrega aos senhores rurais de um poderoso instrumento de impunidade criminal, a cuja sombra renascem os bandos armados restaurando o caudilhismo territorial (...). O conhecimento de todos os crimes, mesmo os de responsabilidade (...), pertencia à exclusiva competência do Juiz de Paz. Este saía da eleição popular, competindo-lhe ainda todas as funções policiais e judiciárias: expedições de mandatos de busca e sequestro, concessão de fianças, prisão de pessoas, ..." Em relação ao período regencial brasileiro, o texto refere-se:

a) ao Ato Adicional.
b) à Lei de Interpretação.
c) ao Código de Processo Criminal.
d) à criação da Guarda Nacional.
e) à instituição do Conselhos de Províncias

Resposta

Alternativa C
Off Topic
A implantação do Código de Processo Criminal não ocorreu através do Ato Adicional? Estou com dúvida quanto quais as atribuições dadas as províncias por esse Ato


Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2018 04 12:58

Re: Período Regencial

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Olá, HenriqueMK

O Ato Adicional nada mais foi que uma lei de 1834 que fez adições à Constituição de 1824, entre as modificações estabelecidas, ficou determinado que o Poder Moderador não poderia ser exercido durante o período Regencial. Além disso, destaca-se, também, o fechamento do Conselho de Estado.

A Lei de Interpretação surge em um contexto de disputa política entre Conservadores e Liberais. Em síntese, quando Marquês de Olinda foi eleito para a regência única, uma de suas primeiras medidas foi a elaboração dessa lei, em 1840, que retirava das províncias algumas liberdades e, dessa forma, favorecia a centralização política.

Em 1832 surgiu o Código de Processo Criminal, que servia para reforças/acrescentar medidas em relação Código Criminal de 1830. Como algumas ações já foram descritas(maior poder aos "juízes de paz", que eram eleitos em cada localidade, irei apenas acrescentar a criação do habeas corpus.


Depois eu comento os outros itens, vou almoçar.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “História do Brasil”