História do BrasilRepública Velha Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Titanium
sênior
Mensagens: 25
Registrado em: Sáb 30 Jun, 2018 11:08
Última visita: 08-09-19
Jun 2018 30 11:11

República Velha

Mensagem não lida por Titanium »

O Brasil vivia, de fato, uma situação única na sua história naquele momento. O derradeiro ministério do governo imperial havia sido deposto pelas armas do marechal Deodoro, mas a República ainda não estava proclamada. Àquela altura, portanto, o regime não era monárquico nem republicano. O Parlamento, por sua vez, estava em recesso. […] Para todos os efeitos, o chefe supremo da nação era o imperador, mas na prática já não tinha poder algum porque nada poderia fazer sem consultar Deodoro, o homem forte daquele dia.

Os momentos de indecisão e de imprecisão política, relatados no texto, e os conhecimentos sobre a proclamação da República no Brasil permitem afirmar:

a) A proclamação da república produziu profundas alterações no contexto social do país, com a introdução da política imigratória de povos asiáticos para o trabalho nas fazendas de café.

b) A República Velha registrou a ocorrência de grandes tensões políticas, resultantes da imprecisão do sistema legislativo quanto ao funcionamento dessa forma de governo.

c) Uma profunda reforma partidária marcou a organização da vida republicana, apesar de os partidos do Império terem sido incorporados ao novo sistema.

d) A nova forma de governo foi insuficiente para derrubar os fundamentos econômicos e políticos herdados do Império, a exemplo da economia agrária e do poder da classe latifundiária.

e) A resistência das oligarquias estaduais ameaçou a unidade nacional durante a República Velha, a exemplo do que ocorrera com os movimentos sociais do período colonial.
Resposta

LETRA D.
Pq ela e qual o erro da B?

Última edição: Brunoranery (Seg 02 Jul, 2018 13:37). Total de 2 vezes.



Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2018 02 22:13

Re: República Velha

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Olá, Titanium

De fato, ocorreram tensões políticas durante o período da República Velha, mas a relação causa-efeito não está adequada.

Ocorrem algumas mudanças a partir do momento que a constituição estabelece o sistema de presidencialismo, entre elas:
- O poder executivo seria exercido pelo Presidente durante um período de 4 anos.
- O Legislativo, assim como no Império, seria dividido em Câmara dos Deputados e Senado, sendo que os senadores não eram mais vitalícios e os deputados seriam eleitos por estado, em um número proporcional à quantidade de habitantes
..

A ideia central é você perceber que essas tensões não são derivadas de uma falha no Legislativo, mas sim de que a Proclamação da República ocorreu a partir de um golpe de militares e civis que excluiu a grande maioria dos setores da sociedade, por isso o item D se enquadra melhor como resposta. Para contextualizar, podemos citar a renúncia de Deodoro e a aproximação entre o governo de Floriano e o PRP.

Última edição: Auto Excluído (ID:20809) (Seg 02 Jul, 2018 22:23). Total de 3 vezes.



Responder

Voltar para “História do Brasil”