História do Brasil(UFF) República Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 22 15:21

(UFF) República

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

Um dos elementos decisivos no tocante à simbologia do regime republicano que foi inaugurado no Brasil em 1889 foi a definição de sua bandeira, de adoção obrigatória e legalmente estabelecida. Segundo alguns autores, essa foi uma batalha decisiva, que revelou clivagens entre os próprios republicanos, apesar de a vitória ter pertencido a um grupo: os positivistas. Sua vitória, nesse caso, pode ser explicada pelo fato de
a) os positivistas ortodoxos constituírem-se numa seita religiosa que pregava o fim do estágio fetichista em que vivia a totalidade da população brasileira.
b) os positivistas ortodoxos considerarem que apenas sob o regime monárquico estariam assegurados a ordem e o progresso, tal como o pregara Comte.
c) os positivistas constituírem a base de apoio ao regime republicano, sobretudo devido a seu prestígio junto aos antigos setores aristocratas e conservadores da população.
d) os positivistas ortodoxos contarem com maioria no Congresso, fazendo com que os demais projetos de bandeiras apresentados fossem sistematicamente vetados por imitarem ora o modelo francês, ora o modelo norte-americano.
e) a bandeira ter incorporado o lema dos positivistas ortodoxos, “Ordem e Progresso”, e elementos da antiga bandeira imperial, combinando passado e futuro, além de valores como a fraternidade universal e a conciliação entre extremismos.
Resposta

Letra E




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 23 01:36

Re: (UFF) República

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, novamente respondendo-te. Nesta questão, por puxar assuntos interdisciplinares, é mais fácil resolver por eliminação:

A- O positivismo não é uma religião, apenas uma vertente filosófica\sociológica, logo, a expressão "seita religiosa" já desqualifica a alternativa.
B- Segundo Comte, o progresso seria estabelecido ao atingir a escala evolucionária maior, isto é, alcançar o Estado Positivo, onde o Estado e o Poder estaria a exercício da ciência, tendo como o alto-escalão do governo, cientistas, uma Tecnocracia, de certa forma. Deve-se lembrar que Comte viveu no limar da Era Contemporânea, tendo nascido um ano antes do fim da Revolução Francesa (1789 - 1799), logo, ele foi muito influenciado por formas de governo democráticas, embora não fosse fiel às influências por pregar uma "Ditadura da Ciências".
C- O positivismo, no Brasil, teve maior destaque entre os militares. Deve-se frisar esse setor da sociedade.
D- Os militares não eram maioria no Congresso, aliás, tinham pouco - ou quase nenhuma participação - no Legislativo (lembre-se de que até hoje os militares são proibidos de expressar-se livremente, não podendo ocupar diversos cargos públicos, naquela época, houve até mesmo uma rebelião por isso). Porém, devido ao fato que quem tomou a frente na Proclamação da República fora justamente a camada de militares, o poder dedicatório coube a eles.
E- Por fim, tem-se a resposta verdadeira. O positivismo no Brasil teve um teor menos radical, não quebrava as tradições e sim buscava a conciliação com a modernidade



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”