História do BrasilPeríodo Colonial, Mineração e Comércio Triangular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
arthurcabeça
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: Qui 15 Mar, 2018 10:16
Última visita: 07-04-21
Abr 2018 02 22:48

Período Colonial, Mineração e Comércio Triangular

Mensagem não lida por arthurcabeça »

Olá, estou com dificuldades na busca de subsídios para resolver os seguintes itens:

Explique o que foi o comércio triangular no Brasil Colônia, e justifique o crescimento do tráfico negreiro durante a mineração. [tex3](até\text { } aí, tudo \text{ }bem)[/tex3]
Ademais, justifique a substituição do triângulo comercial pelo tráfico negreiro direto entre o Brasil e a África, citando a posição da coroa portuguesa e as principais consequências socioeconômicas acerca desse fato, para todas as partes.

Última edição: arthurcabeça (Seg 02 Abr, 2018 22:52). Total de 2 vezes.


[tex3]\widehat{\dbinom{\odot_\text{v}\odot}{\wr}} < Sorria![/tex3]

Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 23 02:49

Re: Período Colonial, Mineração e Comércio Triangular

Mensagem não lida por Sypru »

O comércio triangular brasileiro é bem emblemático, por assim dizer, diferentemente do que aconteceu entre os Estados Unidos, aqui as bases não eram tão sólidas. Todo comércio dito triangular envolve três continentes - América, África e Europa, os produtos aqui comercializados eram especialmente o tabaco e, em maioria, o açúcar, de origem da Capitania de Pernambuco. De simples modo, os portugueses vendiam o açúcar à países negreiros europeus (principalmente, aos holandeses) e esses comercializavam os escravos. Durante a mineralização, a mão de obra africana foi utilizada, novamente, em massa, consolidando o que viria a ser, na agricultura cafeeira, um dos maiores países a receber negros escravos.
Os portugueses tinham feitoria em todo o litoral africano, de origem ao Périplo Africano, logo, era mais vantajoso para a Coroa que todo o comércio, desde a produção do açúcar a, até mesmo, comercialização dos escravos ficassem sobre o domínio português. Como consequência, os holandeses foram buscar alternativas de comércio, fundando as Antilhas Holandesas. Como eles já conheciam o processo de fabricação do açúcar, além do solo\clima ser favorável, acrescentando o fato que eles eram a grande potência marítima em relação ao comércio de produtos, tudo desencadeou a queda do preço do produto brasileiro, quebrando a Coroa Portuguesa e enriquecendo as outras potenciais europeias.

Espero que tenha não tenha ficado confuso skmdmkds, é difícil desvincular a semelhança do comércio triangular brasileiro\português com o que ocorreu na América do Norte.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História do Brasil”