Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

História do BrasilFUVEST - Era Vargas. Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
kagenizio
1 - Trainee
Mensagens: 98
Registrado em: 13 Jul 2017, 17:08
Última visita: 20-08-19
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 19 vezes
Fev 2018 25 10:45

FUVEST - Era Vargas.

Mensagem não lida por kagenizio »

Com meu chapéu de lado, tamanco arrastando
Lenço no pescoço, navalha no bolso
Eu passo gingando, provoco e desafio
Eu tenho orgulho de ser vadio.
(Wilson Batista, 1933)

Quem trabalha é quem tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
o bonde de São Januário
leva mais um operário
sou eu que vou trabalhar.
(Wilson Batista/Ataulfo Alves, 1940)


Da comparação entre as letras desses sambas, depreende-se que:

a) as mudanças visíveis nos conteúdos dos sambas sugerem adesão à ideologia do Estado Novo.
b) as mudanças significativas de conteúdo decorrem da valorização do trabalho industrial no Rio de Janeiro.
c) as datas das composições correspondem ao mesmo período do governo de Vargas, indicando que as mudanças são mera coincidência.
d) as mudanças das letras não são significativas, já que ambas as composições tratam de problemas de gente pobre e humilde.
e) as letras das músicas estão distantes dos interesses políticos do Estado Novo, que não se preocupava em fazer propaganda.
Resposta

A alternativa correta é a letra A, porém não entendi o por que da letra B ser errada, sendo que durante esse período houve uma intensa valorização do trabalho, tanto devido à industrialização (com as indústrias de base), quanto às leis trabalhistas.

Editado pela última vez por kagenizio em 25 Fev 2018, 11:09, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Fev 2018 25 16:26

Re: FUVEST - Era Vargas.

Mensagem não lida por Brunoranery »

A mudança de conteúdo demonstra uma alteração no contexto. Inicialmente, o autor valoriza o ato de não trabalhar por conta das ruins condições dos trabalhadores. Já no segundo texto, redigido após a consolidação do Estado Novo, nota-se a satisfação com as leis trabalhistas instituídas por Vargas.
A mudança não decorre da valorização do trabalho industrial, mas de uma estratégia para cooptar os trabalhadores, diminuindo o clima de revolta que era gerado pelo anarco-sindicalismo e outras correntes.
A valorização do trabalho industrial seria uma consequência das leis trabalhistas, mas vendo a data do escrito de Wilson, nota-se uma referência às leis, e não às suas consequências, tendo em vista a proximidade entre a data da instauração do Estado Novo (1937) e a autoria do texto supracitado. Mudanças como essas demandam tempo.

Editado pela última vez por Brunoranery em 25 Fev 2018, 16:28, em um total de 1 vez.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (UFMG) Era Vargas
    por danimedrado » » em História do Brasil
    1 Respostas
    2710 Exibições
    Última mensagem por Nickds
  • Nova mensagem Era Vargas
    por Madu1 » » em História do Brasil
    0 Respostas
    1025 Exibições
    Última mensagem por Madu1
  • Nova mensagem Era Vargas - Levante Comunista de 35
    por brunamarc » » em História do Brasil
    3 Respostas
    1474 Exibições
    Última mensagem por carlosaugusto
  • Nova mensagem Era Vargas
    por retrofuture » » em História do Brasil
    1 Respostas
    3517 Exibições
    Última mensagem por ASPIRADEDEU
  • Nova mensagem (UECE-2017) - Era Vargas
    por onilecra » » em História do Brasil
    1 Respostas
    2098 Exibições
    Última mensagem por oilut

Voltar para “História do Brasil”